Evento

3º Workshop Sobre Descomissionamento de Plataformas, dia 29/08 na sede da Sobena no Rio

Redação/Assessoria
04/06/2018 11:56
Visualizações: 721

A indústria de construção naval e offshore está em busca de novas oportunidades por conta da crise que afeta nosso país. Os estaleiros, no momento, estão com ociosidade por causa de ausência de demandas de construção naval e offshore. Assim, uma atividade surge no horizonte: descomissionamento de plataformas de petróleo e gás natural.

À medida que a produção de petróleo avançou para águas mais profundas, a remoção das grandes plataformas e ativos instalados em ambientes mais complexos pode custar perto de bilhão de dólares por plataforma, envolvendo as três etapas típicas: poço (P&A), subsea e topside. Além disso, o descomissionamento não oferece retorno sobre o investimento, mas carrega responsabilidades ambientais e regulatórias significativas.

Devido ao crescente número de ativos destinados ao descomissionamento, juntamente com as considerações regulatórias e ambientais cada vez mais rigorosas relativas às operações offshore, isso está rapidamente se tornando uma prioridade comercial para os operadores offshore, fato que necessitará de prestadores de serviços especializados.

Com 74 plataformas marítimas com mais de 25 anos de operação, a Petrobras está ampliando o desenvolvimento de projetos de descomissionamento - atividade de desmobilização e remoção de equipamentos ao fim da vida útil de um projeto - de sistemas de produção de petróleo offshore. Entre os projetos do tipo em desenvolvimento estão os do campo de Cação, na Bacia do Espírito Santo e de Marlim, na Bacia de Campos.

“Temos verificado que há sistemas que já alcançaram sua vida útil”, disse a diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Solange Guedes, durante uma das apresentações do novo plano de negócios da companhia, para o período de 2017-2021, que prevê investimentos de US$ 74 bilhões, dos quais 82% na área de E&P. "Existem alguns planejamentos para serem feitos em Marlim, para descomissionamento em águas rasas da Bacia de Campos", completou.

Fundamentada nestes princípios, a SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, promoveu com êxito o 1º Workshop sobre o assunto em maio de 2017. Agora, após liderar duas missões de empresas brasileiras ao Mar do Norte e ao Golfo do México, a SOBENA promove o 3º Workshop sobre Descomissionamento de Plataformas a ser realizado 29 de agosto de 2018.

Mais informação: sobena@sobena.org.br ou 21 2263.9079

https://sites.google.com/view/sobena-descomissionamento2018/o-evento-the-event


 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19