Gás Natural

Abrace cobra maior transparência sobre reajustes de distribuidoras de SP

A intenção é saber como foram feitos os cálculos e as motivações para o reajuste ter ocorrido neste momento, sem nenhuma previsibilidade. Em alguns casos, na área de concessão da Comgás, a tarifa subiu 11%.

Redação
13/12/2011 16:23
Visualizações: 1231
Para entender a motivação dos reajustes aplicados às tarifas de gás natural em São Paulo, a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) solicitou informações adicionais à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Em alguns casos, na área de concessão da Comgás, a tarifa subiu 11%. “É preciso que a agência apresente as informações com maior transparência, para que fique claro aos consumidores como foram feitos os cálculos e as motivações para o reajuste ter ocorrido neste momento, sem nenhuma previsibilidade”, afirma o presidente-executivo da Abrace, Paulo Pedrosa.

A associação solicitou documentos para fazer as análises, como cópia dos processos de reajuste, histórico do saldo da conta gráfica utilizado para a elaboração das novas tabelas tarifárias e as contas que geraram o referido saldo.

Os preços do gás natural nacional e boliviano pagos pelas distribuidoras são reajustados a cada três meses pela Petrobras. Embora os valores de gás nacional tenham sido mantidos congelados nos últimos trimestres, ocorreram intensas variações no preço do gás boliviano e na cotação do dólar, que impactaram os custos das concessionárias na compra de gás do país vizinho. “Em situações como essa, a Arsesp pode fazer repasses extraordinários para as tarifas, se entender que pode haver prejuízo econômico da concessão. Mas é fundamental que a agência deixe muito claras a motivação dos reajustes e eventuais diferenças de variações para os vários tipos de consumidores”, explica o executivo.

No caso das indústrias atendidas pela Comgás, houve um reajuste médio de 11%. Já nas tarifas da Gas Brasiliano - que também teve um reajuste de 5,95% em sua margem, conforme variação anual do IGP-M -, o avanço foi de 17% para o segmento, enquanto para as indústrias da área da Gas Natural SPS, o reajuste médio foi de 10%.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.