Estudo

Agência do Japão fará estudo de expansão do Porto do Itaqui

Peritos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) iniciam no Porto de Itaqui, no Maranhão, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para a expansão da infraestrutura portuária. O trabalho faz parte da missão da ag&ec

A Tribuna
28/02/2011 14:40
Visualizações: 1480
Peritos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) iniciam no Porto de Itaqui, no Maranhão, o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para a expansão da infraestrutura portuária. O trabalho faz parte da missão da agência japonesa de investir em grandes projetos nos países em desenvolvimento e representa a segunda fase dos serviços no complexo maranhense, iniciados em 2009. 
 

Na última quarta-feira, executivos da JICA apresentaram uma análise preliminar do projeto ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Luiz Carlos Fossati, ao diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, Daniel Vinent, ao secretário de Estado da Indústria e Comércio (SINC) e adjunto da SINC, Maurício Macedo e David Braga Fernandes, respectivamente, em reunião na sede administrativa da EMAP. 
 

“Em nossa última visita ao Estado, formamos o comitê gestor composto por representantes da EMAP, JICA e governo do Maranhão para acompanhamento do estudo”, destacou Hiroyuki Nakazono, oficial sênior da JICA Brasil, do Departamento da América Latina e Caribe. 
 

Na ocasião, foi demonstrada a análise preliminar do que será realizado nos próximos meses, com base no projeto de expansão portuária - fruto da primeira fase do estudo da JICA no Maranhão - que prevê a construção de mais dois berços, o 99 e o 98, no Porto. 
 

A segunda fase do estudo consiste em demonstrar a viabilidade técnica e econômica dessa expansão. Os dois novos berços devem atender à demanda dos investimentos em instalação no Maranhão, como a termelétrica MPX Itaqui,  Refinaria Premium I, da Petrobras, dentre outros. Além de atender à futura expansão do  projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). 
 
 
“A nossa expectativa em receber esse estudo e viabilizar a expansão do Porto do Itaqui é muito grande”, frisou o presidente da EMAP, Luiz Carlos Fossati aos japoneses. Pela JICA, participaram da exposição na EMAP os empresários Hiroyuki Nakazono, oficial sênior da JICA Brasil, do Departamento da América Latina e Caribe; Masayuki Eguchi, representante sênior da JICA Brasil e Julio Akira Inoue, coordenador de Projetos da JICA Brasil. 
 

Segundo Júlio Akira Inoue, coordenador de Projetos da JICA Brasil, com o estudo de cooperação, os dois países ganham, já que a expansão do Porto irá otimizar o escoamento da produção, inclusive, a exportação de cargas para o Japão. 
 

“Além de cooperarmos com a diminuição da desigualdade social no estado do Maranhão, os produtos podem ficar mais baratos ao chegar ao nosso país, assim contribuímos também para a estabilidade de preços”, disse Akira. O técnico afirmou que a escolha pelo Itaqui deu-se, principalmente, pelas vantagens naturais apresentadas pelo porto, em especial, sua profundidade. 
 
 
Oito peritos da agência japonesa devem ficar em São Luís por oito meses, período para o qual está prevista a conclusão do estudo. “De posse das informações sobre viabilidade, o governo do Maranhão poderá obter recursos para o financiamento dessas obras”, disse o secretário Maurício Macedo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25