Engenharia

Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53

Assessoria/Redação
05/04/2016 11:21
Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1850

A substituição do heliponto da P-53 representa um desafio não só de engenharia em si, mas de logística, técnicas de construção e gerenciamento, enfim, é um empreendimento desafiador como um todo para a Alphatec.

Começa com seu pioneirismo, pois não existe registro de um outro projeto com essas características. Já foi substituído um heliponto com a plataforma em operação, mas por etapas, e nunca a estrutura completa. Esse projeto trata-se da montagem de uma estrutura inteira, com cerca de 200 Toneladas, mais de 25 metros de altura e que será transportada completa, do canteiro no Porto de Arraial do Cabo/RJ, até a Plataforma P-53 onde será edificada com o apoio de um guindaste-balsa da PETROBRAS. Este é um projeto com um grande número de interfaces, a engenharia executada por uma empresa subcontratada na cidade do Rio de Janeiro, a fabricação na Alphatec - em Macaé, a montagem no Porto do Forno em Arraial do Cabo e a instalação na Plataforma P-53, além da aquisição do topo da estrutura realizada com uma empresa especializada na Holanda, o que exige da equipe Alphatec uma especial atenção na gestão dessas interfaces.’’ disse Wagner Garcia - Gerente do projeto.

Durante as fases de engenharia e suprimentos, nos deparamos com questões que exigiram decisões rápidas e criativas de nossa equipe, como a substituição de alguns materiais e revisões de projeto provocadas por aspectos de mercado, sem prejuízo da integridade da estrutura em sí. Além disso, tivemos de nos adequar a essas soluções, adotando as melhores práticas de mitigação de desvios e, por que não, correndo certos riscos visando não comprometer o nosso cronograma.’’ finaliza Wagner.

Hoje o projeto está em sua fase final de fabricação e pintura, conduzida nas instalações da Alphatec. Nesta fase, os desafios estão relacionados à necessidade de adequar o tamanho das peças pré-fabricadas com a capacidade de movimentação dessas estruturas entre a fábrica e o Porto. Além da fabricação, está em pleno andamento a montagem da estrutura no Porto do Forno em Arraial do Cabo, o que representa novo desafio, pois a condução do projeto está sendo realizada numa cidade turística, praiana e isso requer soluções de aspecto logístico bastante diversificadas.

A previsão de envio da estrutura para o mar é até o final de abril e o novo heliponto da P-53 será homologado pelas autoridades competentes já no mês de maio, quando estará em plena operação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.