Operação

ANP coloca em operação campo de gás comprimido

Agência UDOP/ Agência Estado
13/05/2008 17:05
Visualizações: 233 (0) (0) (0) (0)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) coloca em operação na próxima quinta-feira o campo de gás de Fazenda Mamoeiro, localizado no município de Entre Rios (BA). O campo faz parte do Projeto Campo-Escola, realizado pela reguladora em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O sistema de produção será inovador, porque permitirá a compressão do gás no poço, viabilizando a produção em pequenos campos não conectados a gasodutos.

 

O gás natural comprimido (GNC), que será produzido no campo, será carregado em carretas (caminhões-feixe), com capacidade de armazenamento em cilindros. O modelo, batizado de "gasoduto-virtual", é viável para distâncias de até 200 quilômetros entre o local de produção e compressão do gás para a revenda nos postos, informou nota da ANP.

 

Ainda de acordo com a agência, o sistema de produção remota é voltado para o atendimento de consumidores de menor porte, servindo de modelo para projetos semelhantes em áreas isoladas do País, o que permite melhor aproveitamento do gás natural produzido em campos sem acesso a malhas de dutos. Com esse sistema, pequenos e médios produtores poderão atuar no segmento de produção de gás natural, escoando a produção de GNC por caminhões, diretamente a usuários finais. A reativação do campo exigiu investimentos de cerca de US$ 500 mil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.