A Petrobras obteve na manhã desta quinta (30), do Governo do Estado da Paraíba, a licença ambiental de instalação para perfuração dos primeiros poços na Bacia do Rio do Peixe, na Paraíba.
A licença, emitida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), órgão ambiental do Estado da Paraíba, permitirá que a Petrobras inicie as suas atividades de perfuração no Estado. Os poços, de natureza exploratória, serão perfurados no município de Santa Helena. O objetivo dessas perfurações é testar a ocorrência de petróleo e/ou gás natural em um ou mais prospectos geológicos.
A Petrobras adquiriu a concessão do bloco RIOP-T-41, onde serão feitas as perfurações, na 9ª rodada de licitações de blocos exploratórios promovida em 2007 pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A Bacia do Rio do Peixe está situada no extremo oeste do estado da Paraíba, compreendendo três sub-bacias sedimentares (Brejo das Freiras, Sousa e Pombal), separadas por altos do embasamento e perfazendo uma área total de 1.250 Km2. A maior delas é a sub-bacia Sousa, com cerca de 675 Km2, seguida pela de Brejo das Freiras, com 500 Km2, e Pombal com 75 Km2.