O batelão centenário Japuí, leiloado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), na sexta-feira (1º), não despertou o interesse de compradores. No entanto, os outros sete lotes colocados à disposição no pregão foram vendidos. A estimativa da companhia é a de que tenham sido arrecadados R$ 357.900,00 na sessão pública.
Os lotes arrematados eram compostos por 80 toneladas de tubos de aço revestidos, guindastes elétricos parcialmente desmontados e materiais compostos por borracha e fibra de vidro, dormentes, alumínio e aço carbono.
Os compradores terão até o próximo dia 15 de março para retirar os lotes adquiridos, com excessão do lote de nº 9, cujo prazo segue até o dia 1º de abril. A não retirada dos materias implicará na perda da importância paga e dos bens adquiridos, conforme estipulado no edital que norteou o leilão.
A Codesp ainda não sabe quando colocará o Japuí novamente a venda. A embarcação, que já foi utilizada na dragagem do Porto de Santos, foi construída em 1900 e tem condições de voltar a operar. O barco havia sido arrematado por R$ 35 mil, no leilão realizado no último dia 31 de outubro. Porém, o comprador não pagou o montante oferecido.