Gás Natural

Bolívia não terá gás para atender seus contratos

Segundo consultor, a Bolívia produz 34 milhões de m³ de gás por dia e tem contratos de fornecimento de 41 milhões de m³ dia a partir de 2009. Embora tenha potencial de expansão os projetos foram atrasados após a nacionalização dos hidrocarbonetos.


29/08/2006 00:00
Visualizações: 1019

O consultor Marcos Tavares, da GasEnergy, afirma que a Bolívia não terá gás suficiente para atender seus compromissos de exportação a partir de 2009. Segundo o consultor, a Bolívia produz atualmente 34 milhões m³ de gás por dia e tem contratos que demandarão 41 milhões de m³/dia daqui a três anos.
 
Tavares observa, no entanto, que a decisão de nacionalização dos hidrocarbonetos adotada pelo país andino resultou em uma redução dos investimentos em produção. "Embora haja potencial para expansão da produção, os projetos estão atrasados", afirma.

Além disso, o gasoduto do sul é considerado como uma grande ilusão pelo consultor. Tavares observa, que embora a Venezuela tenha uma grande produção de gás para abastecer o gasoduto e pode oferecer o insumo a preços altamente competitivos, a US$ 1 por milhão de BTU, a Venezuela necessita do gás para extrair o seu petróleo que é extremamente pesado.

Para o Brasil, entretanto, o alento é a tendência de que aumento da produção gasífera, especialmente de gás não-associado proveniente da exploração de Petrobras e também de outras companhias que estão prospectando no país, como a BG, Repsol, Eni, entre outras.

Marcos Tavares participou do Seminário sobre as Perspectivos de Crescimento da Indústria Petroquímica no Brasil, realizado nesta segunda-feira (28/08), no Rio de Janeiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Inscrições para Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2026 ...
31/08/26
Gás Natural
ABRACE questiona aumentos de até 52% na margem de distri...
31/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.