Pernambuco

Brasil e Venezuela divergem sobre refinaria

Valor Econômico
15/01/2009 04:17
Visualizações: 1255

A parceria entre a Petrobras e a venezuelana PDVSA na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, esbarra em uma divergência sobre os preços de referência do petróleo que será processado na unidade. O tema está na pauta da reunião de amanhã, em Caracas, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Em dezembro, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, enviou carta ao ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez, informando que a divergência precisa ser resolvida. Gabrielli acompanha a visita oficial.

 

O acordo inicial entre as duas estatais previa que cada uma assinasse contratos de venda de 100 mil barris/dia de seu petróleo para a refinaria, que terá capacidade de processar 200 mil barris de petróleo pesado. Também conhecida como Refinaria do Nordeste, ela será controlada por uma empresa de capital misto, sendo 60% da Petrobras e 40% da PDVSA.

 

Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras, disse ao Valor que a empresa já assinou contrato entre a refinaria prevendo que o petróleo brasileiro - do tipo Marlim, produzido na bacia de Campos - terá seu preço referenciado no mercado internacional. Isso significa que está sujeito ao “desconto” de praxe em relação ao Brent, por exemplo, que é um petróleo mais leve e mais caro.

 

Como Venezuela e Brasil produzem petróleo pesado, que chega a vendido até US$ 20 abaixo do Brent (que é referência no mercado europeu), a Petrobras pediu que a PDVSA assinasse um contrato similar. É o mesmo modelo aceito pela espanhola Repsol quando comprou 30% da refinaria Alberto Pasqualini (Refap) no Paraná.

 

Segundo Costa o acordo estava quase fechado quando a PDVSA pediu uma reavaliação e informou depois que não aceitava usar um preço de referência internacional. Prefere uma “referência Venezuela”. Gabrielli informou Ramírez que essa forma “não é aceitável”.

 

Agora, nas palavras de Costa, a companhia “vai escutar” o que os venezuelanos têm a dizer. Até o momento, a Petrobras foi a única empresa da sociedade a investir na refinaria. Pagou todas as despesas com terraplanagem e já recebeu proposta para aquisição das principais unidades da refinaria.

 

Já se arrasta há cinco anos a negociação entre Petrobras e PDVSA sobre investimentos conjuntos. Inicialmente a parceria envolvia a entrada da brasileira na exploração e produção de petróleo na faixa do Orinoco e de gás em Mariscal Sucre, além de projetos de produção em cinco campos maduros. Na Venezuela, a Petrobras teria participação de 40% nos projetos, mesmo percentual oferecido à PDVSA na refinaria do Nordeste, que nem tinha localização definida à época.

 

A Petrobras acabou desistindo de explorar gás e petróleo na Venezuela. Entre as dificuldades, houve indefinição no tamanho das reservas no Orinoco, mudança nos contratos da Venezuela com as petroleiras e as descobertas no Brasil, que vão exigir muito pessoal qualificado e investimentos. Apesar de os projetos serem ligados e a Petrobras ter desistido dos negócios na Venezuela, a PDVSA segue como sócia potencial da refinaria.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.