Negócios

Braskem negocia com Repsol para garantir matérias-primas

Brasil Econômico
21/09/2010 10:07
Visualizações: 618
Petroquímica controlada pelo grupo Odebrecht e a Petrobras, a Braskem vai investir pesado na construção de novas fábricas no México até 2014, e vai recorrer à Repsol para garantir investimentos no Peru.


A petroquímica já começa a se preparar para tirar do papel o projeto de um megacomplexo gás-químico no Peru, de até US$ 3 bilhões, com a bênção do presidente Alan Garcia.


Vice-presidente da Área Internacional da empresa, Roberto Ramos revela que a empresa recorrerá à espanhola Repsol e ao consórcio produtor do campo de Camisea para dispor das matérias-primas necessárias ao empreendimento, em complementação ao gás do chamado bloco 58, operado pela Petrobras na Amazônia peruana.


A intenção, de acordo com o executivo, é replicar no país andino o modelo de projeto previsto para o México, também de US$ 2,5 bilhões.


Embora o vice-presidente da Braskem negue qualquer desencontro com o sócio Petrobras, o entusiasmo da companhia petroquímica com o projeto peruano contrasta com o cronograma da petrolífera brasileira para desenvolver o campo localizado na área batizada de bloco 58.


Ramos nega que a busca de novos fornecedores se deva ao descompasso entre os ritmos de produção das duas companhias.


A Braskem e o presidente Alan Garcia veem no bloco 58 potencial para reservas de 5 a 7 TCFs (trilhões de pés cúbicos) — equivalente à parcela produzida pela Petrobras nos campos de San Alberto e Santo Antonio, na Bolívia — mas a Petrobras condiciona a viabilidade da área, em plena Amazônia peruana a novas avaliações.


A estatal mantém um cronograma de perfuração para confirmar o que a Perupetro — agência reguladora daquele país — anunciou como uma megacampo.


"O bloco 58 vai produzir matérias-primas para nosso projeto, mas as dimensões do empreendimento (entre 600 mil toneladas por ano e 1 milhão de toneladas por ano) é tão grande que teremos que negociar, também, o suprimento com o consórcio de Camisea e com a Repsol", afirmou o vice-presidente da Braskem, ao revelar que os fornecedores já conhecem as intenções da companhia.


"Para um projeto produzir 1 milhão de toneladas de eteno por ano, são necessários 40 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural."


O empreendimento mexicano, em sociedade com a Idesa, também daquele país, será localizado no complexo petroquímico de Coatzacoalcos.


Para torná-lo viável até 2015, quando deverá começar a produzir, a Braskem firmou contrato de fornecimento de etano, subproduto do gás natural, com a estatal Pemex, do México.


Ao todo, o projeto prevê uma central petroquímica com capacidade anual de produção de 1 milhão de toneladas de eteno, integrada a três unidades de polimerização de 450 mil toneladas por ano de polietileno de alta densidade; 350 mil toneladas por ano de polietileno de baixa densidade linear; e 200 mil toneladas por ano de polietileno de baixa densidade.


Os investimentos na América Latina representam só uma parte da estratégia de crescimento da petroquímica brasileira no mercado mundial.


De olho naquele que ainda detém a condição de maior polo consumidor de termoplásticos do mundo, a empresa voltou a estudar aquisições nos Estados Unidos.


Embora evite adiantar os nomes de possíveis candidatos, para não inflacionar a oferta, Ramos avalia que o possível recrudescimento da crise naquele país pode facilitar a tarefa da Braskem.


"Nós não vamos comprar por comprar", justifica o executivo. "Só vamos partir para aquisições que agreguem ao nosso resultado."
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.