Gás Natural

Ceará terá hub de gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/07/2024 06:52
Ceará terá hub de gás natural Imagem: Divulgação Visualizações: 2522

A CEGÁS e a Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE) apresentaram na tarde da terça (09) ao Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), o projeto de criação de um Hub de Gás Natural no estado. Essa iniciativa, desenvolvida em parceria com a ADECE, visa ser um atrativo de novos negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Participaram da reunião o Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho;  Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery; Diretor de Fomento da ADECE, Luiz Eduardo Fontenele; Diretor Técnico Comercial da CEGÁS, Gustav Costa; Assessora Especial da CEGÁS, Cissa Maia; Gerente de Suprimentos CEGÁS, Thaís de Melo e a Coordenadora de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes – COINE (Energias renováveis) da SDE, Brígida Miola.

O Diretor-Presidente da CEGÁS, Miguel Nery, afirma: “O Ceará precisa ampliar a oferta de gás natural, que por ser mais competitivo e gerar menos emissões do que outros combustíveis substitutos, atrairá muitos investimentos para o estado no atual contexto de transição energética”.

Para o Secretário da SDE Salmito Filho, “A proposta do Hub de gás poderá trazer para o Ceará muitos investimentos industriais e contribuir para o desenvolvimento do estado”.

Se aprovado, o Ceará estará posicionado como um centro estratégico na cadeia de valor do gás natural no Brasil. Esse hub servirá como um ponto de referência para o estabelecimento de preços e contratos de gás natural, facilitando a liquidez e a transparência do mercado.

Importância da criação do Hub

Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental: O Hub de Gás Natural pode estimular o crescimento econômico, gerar empregos e contribuir para o bem-estar social e ambiental da região, além de assegurar o suprimento de gás Iara o estado; Atratividade de Investimentos e Posicionamento Estratégico: A aprovação do projeto posicionará o Ceará como um centro estratégico na cadeia de valor do gás natural no Brasil. Isso atrairá investimentos e fortalecerá a posição do estado nesse setor; Diversificação da Matriz Energética: O hub permitirá a diversificação da matriz energética, promovendo a transição para fontes mais limpas e seguras. Isso é essencial para a segurança energética e a sustentabilidade; e Conexões Internacionais e Inovação: O estabelecimento do hub facilitará conexões internacionais e parcerias estratégicas, impulsionando a inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25