<P>A expectativa do presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Renato Fernandes, é que a dragagem do rio Potengi inicie no próximo mês.<BR><BR>Parte desse recurso, cerca de R$ 500 mil, será destinada à obra de mudança da pavimentação do pátio de contêiner que passa...
Tribuna do Norte (RN)A expectativa do presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Renato Fernandes, é que a dragagem do rio Potengi inicie no próximo mês.
Parte desse recurso, cerca de R$ 500 mil, será destinada à obra de mudança da pavimentação do pátio de contêiner que passará a ser de concreto armado, além da instalação de mais 60 tomadas que serão usadas para os contêineres refrigerados. A dragagem vai ampliar o calado que hoje é de 10 metros para 12,5 metros.
O serviço no piso da área de carga e descarga do porto não será feito de uma só vez. O objetivo é não interferir nas operações de embarque de carga, especialmente porque as exportações de frutas começam este mês. O custo total da obra é de R$ 30 milhões. O aumento do calado é importantíssimo para assegurarmos a chegada de novas linhas no Porto de Natal, destaca Renato Fernandes.
Nessa safra, o escoamento da produção de frutas passará de 100 mil toneladas para 160 mil toneladas. Estamos aumentando em 60% a movimentação de fruta e precisamos estar com o Porto preparado para esse incremento, destacou Renato Fernandes. O volume de carga que será escoado através do Porto de Natal será de aproximadamente 400 mil toneladas no ano passado foram 320 mil toneladas.
O escoamento da safra de frutas 2006/2007 começa no próximo dia 23, quando atracará o navio Annapurna, do armador Lauritzen, que levará para Europa cerca de três mil pallets de frutas. De acordo com a Codern, cada um dos 21 navios previstos para esta safra levará em média 110 contêineres. Ou seja, cerca de 2.500 contêineres com frutas refrigeradas o equivalente a 51 mil toneladas de frutas seguirão para o mercado europeu a partir da próxima semana. Boa parte é melão, produzido principalmente no Oeste potiguar.
As exportações de açúcar devem começar no próximo mês ou, no máximo, em outubro. A estimativa é que até o fim das exportações do produto, no próximo ano, sejam embarcadas entre 70 e 80 mil toneladas através do Porto de Natal. Hanna Safieh, diretor Técnico-comercial da Codern, afirma que a armadora francesa CMA-CGM vai transportar 30 contêineres (600 toneladas) carregados com camarão congelado por semana. A empresa francesa começa a operar através do Porto de Natal este ano.
Do total de carga exportada e importada através do Porto de Natal, 230 mil toneladas são de produtos refrigerados e 170 mil toneladas não-refrigeradas. O trigo, produto importado, faz parte desse total que não requer câmaras frias e este ano deve somar até 90 mil toneladas.
Hanna Safieh destaca que o Porto de Natal é um dos mais bem estruturados do País no que concerne à logística e infra-estrutura para exportação de frutas. O consumo e o custo com energia elétrica são elevados. A Codern vai instalar mais dois geradores de 1 mil KVA, por unidade, com o objetivo de atender a expansão na demanda do terminal.
A retomada nas exportações de frutas e açúcar gera renda a aproximadamente 400 pessoas que trabalham como avulsos no Porto de Natal.
Fonte: Tribuna do Norte (RN)
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