Redação TN Petróleo/Assessoria Compagas
A Compagas destacou os avanços estaduais no mercado livre de gás natural. Com cinco clientes atendidos e mais de 70% do volume contratado nesse ambiente já comercializado, a empresa debateu os avanços setoriais e destacou seus projetos de expansão. Entre os destaques, o avanço dos corredores sustentáveis e a diversificação de suprimentos, que ampliam a competitividade da indústria paranaense e asseguram um fornecimento contínuo e seguro de gás natural.
“2025 foi o ano em que o mercado livre de gás passou a ser uma realidade com a Compagas provendo infraestrutura e segurança para isso. O avanço dos corredores sustentáveis e a diversificação de suprimentos, que ampliam a competitividade da indústria paranaense e asseguram um fornecimento contínuo e seguro de gás natural destacam a essência da Compagas que é promover infraestrutura para as cidades e promover o acesso a energia canalizada, distribuída com qualidade e segurança”, afirmou Guilherme Bedene, Gerente de Estratégia da Compagas durante o painel “O papel do gás natural e do hidrogênio renovável na competitividade industrial”, no Smart Energy, um dos principais eventos do setor energético no Brasil.
O debate contou também com contribuições de Roberto Schloesser, da Tradener, que abordou os desafios regulatórios e destacou que a eficiência energética deve ser analisada em conjunto, e não apenas pelo preço da molécula. Rafael Paciornik, da CSN trouxe a experiência da siderúrgica com o hidrogênio renovável, que terá sua produção iniciada em Araucária já em fevereiro, com projeto inovador de eletrólise de 5MW para uso em refinaria de aço, alinhado à meta da empresa de ser carbono neutro até 2050. Já Thiago Santana, da Superintendência de Energia, da Secretaria de Estado do Planejamento, ressaltou a relevância da transição energética para o desenvolvimento do Paraná.
A participação no evento reforça o compromisso da Compagas em participar ativamente da transição energética, adicionando combustíveis à matriz, ampliando seu papel na infraestrutura do Estado e oferecendo soluções cada vez mais competitivas e sustentáveis para a indústria paranaense.
Fale Conosco
23