Segurança Cibernética

Companhias de energia precisam melhorar sua estratégia de segurança cibernética

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/05/2021 14:57
Companhias de energia precisam melhorar sua estratégia de segurança cibernética Imagem: Divulgação Visualizações: 549

Em um entorno marcado pela evolução a um novo modelo energético que está acelerando a adoção de tecnologias da informação, as empresas do setor têm uma visão clara do caminho a ser percorrido no âmbito da segurança cibernética. 89% das companhias de energia dispõem de planos estratégicos detalhados por iniciativas, métricas e indicadores e avançam para um modelo de Organização Protegida Digitalmente.

DivulgaçãoAlém disso, a alta direção está fortemente envolvida na estratégia. A imensa maioria das empresas desenvolve programas de conscientização e formação precisos para seus profissionais, e 67% contam com orçamento suficiente para executar o programa de transformação necessário.

Por outro lado, somente 44% têm seus processos-chave e sua dependência tecnológica identificados e protegidos totalmente. As demais companhias conhecem seus pontos de melhora e estão avançando para proteger todos os seus processos críticos.

Estes são alguns dados sobre o setor energético que revela o relatório sobre Maturidade Digital 2020-2021, focado em Segurança Cibernética e elaborado pela Minsait e SIA, companhias da Indra. O estudo foi desenvolvido a partir de entrevistas pessoais com responsáveis por uma centena de grandes empresas de diversos setores, bem como com alguns dos maiores especialistas em segurança cibernética.

Apesar do elevado grau de maturidade que apresentam as empresas do setor em termos gerais, ainda é necessário reforçar as medidas em âmbitos relevantes, como a proteção do dado e a gestão de ativos de hardware e software. De fato, 56% das companhias reconhecem ter margem de melhora na implantação de tecnologias de criptografia, classificação e etiquetagem da informação, e 44% gerencia seus estoques ainda por meio de processos manuais.

Esta necessidade torna-se ainda maior quando somente 22% implementaram alguma medida para gerenciar de forma centralizada a identidade digital de seus funcionários, usuários com privilégios especiais nos sistemas de informação, ou de seus clientes, embora se saiba que a maioria conta com alguma ferramenta e segue avançando na gestão centralizada da identidade.

A crescente complexidade na operação dos ativos e o ecossistema de fornecedoras, bem como a maior demanda de canais digitais, geraram um aumento dos ataques e a tendência a estabelecer alianças estáveis em longo e médio prazo com sócios especializados que ofereçam uma visão integram perante os desafios estabelecidos em um setor hiper especializado e em contínua mudança.

Graças a estes acordos, 78% das organizações do setor baseia-se em um Centro de Operações de Segurança Cibernética, imprescindível para detectar os ataques e poder reagir a incidentes. Estas alianças terão um papel fundamental no avanço para a convergência segura dos entornos de Tecnologias da Informação e Tecnologias de Operação (TI/TO), que 75% das energéticas já estão materializando, por meio de avaliações de segurança para identificar riscos em cada entorno.

O Relatório de Maturidade Digital em Segurança Cibernética afirma que as empresas têm consciência do desafio que enfrentam e realizaram um notável esforço no último ano. No entanto, o dinamismo das ameaças cibernéticas e a dificuldade de uma gestão integral em todos os processos de produção das companhias de energia (o que requer uma abordagem multidisciplinar) são dois dos grandes obstáculos que atrasam o seu progresso. Do sucesso que obtiverem depende a proteção que precisam para crescer e fazer negócios na rede nos próximos anos.

Nas mais de 400 páginas do relatório, os especialistas em segurança cibernética da SIA estudam as melhores práticas e medidas a serem tomadas para proteger uma empresa e adiantam uma guia que passa por identificar os riscos, aplicar ações para proteger ativos críticos, determinar uma estratégia para detectar ataques, contar com especialistas para poder reagir de forma eficaz perante incidentes e assegurar as capacidades para se recuperar.

Sobre a Minsait - A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23