Após ter sido arrematado por R$ 35 mil, o batelão centenário Japuí será novamente leiloado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no próximo dia 1º, às 10 horas. Isso porque, o comprador não depositou o montante oferecido à companhia pela embarcação, no último pregão realizado no dia 31 de outubro do ano passado. O barco, que foi construído em 1900 e tem condições de voltar a operar, está atracado no cais do Armazém 4, no Porto de Santos.
Segundo a Codesp, o comprador, que não teve o nome revelado, deu o lance pela internet. Ele tinha até 48 horas, após o leilão, para emitir o boleto e efetuar o pagamento, mas não o fez. Por não ter honrado o compromisso, o arrematante não poderá participar do novo pregão.
Além do Japuí, outros oito lotes também serão ofertados no dia 1º. Entre eles, 80 toneladas de tubo de aço revestidos e guindastes elétricos parcialmente desmontados, que integraram a última venda pública, mas não despertaram o interesse dos participantes. Há também materiais compostos por borracha, fibra de vidro, dormentes, alumínio e aço carbono.
O lote composto pela sucata de guindastes está depositado no cais dos Armazéns 6, 7 e 8 do cais santista. O restante dos lotes estão em um pátio na área da extinta Integral, que fica próximo ao canal 5, e no Pátio de Sucata, na Ponta da Praia. Eles estarão liberados para visitação a partir da próxima segunda-feira. As visitas poderão ser agendadas até o próximo dia 31, pelo telefone (13) 202-6565, ramais 2205, 2206 ou 2207.
As peças serão vendidas no estado em que se encontram a quem oferecer maior lance, reservado à Codesp o direito de não liberar a venda dos bens que não alcaçarem os preços mínimos. As despesas de remoção são de inteira responsabilidade do arrematante.
Os interessados em participar do leilão, poderão oferecer lances de forma presencial ou virtual, por meio do site do leiloeiro oficial. O pregão acontecerá no pátio da Sodré Santoro, na Rodovia Presidente Dutra, km 224, Vila Augusta, Guarulhos.
Outras informações, como a descrição detalhada dos lotes e condições de aquisição, estão disponíveis na página do Porto de Santos na internet.