Pesquisa

Corrupção preocupa mais o brasileiro do que a inflação e o acesso à habitação, aponta pesquisa

Assessoria
11/12/2024 09:58
Corrupção preocupa mais o brasileiro do que a inflação e o acesso à habitação, aponta pesquisa Imagem: Divulgação Demanda Visualizações: 1341 (0) (0) (0) (0)

Entre julho e agosto deste ano, a Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado liderou no Brasil o estudo “ESG Global Market Research” que entrevistou quase nove mil pessoas em 15 países. Quando questionados sobre os problemas que seu país enfrenta, o brasileiro se mostrou mais preocupado com a corrupção, citada por 45% dos respondentes, do que com a inflação com 37% e o acesso à habitação que foi a resposta de apenas 5% da amostra.

“Pela história recente da economia e da política do país, o brasileiro tem a percepção que outros problemas são reflexo direto da corrupção e que, sem ela, teríamos uma solução em cascata resolvendo, por exemplo, a inflação”, explica Silvio Pires de Paula, fundador e presidente da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado.

O especialista acrescenta: “é importante destacar que os resultados também refletem um sentimento de desconfiança e frustração com as instituições e com o uso dos recursos públicos, interpretando a corrupção no país como um problema estrutural”.

Comparação com outros países

A pesquisa também compara o pensamento do brasileiro sobre o tema com países da América do Norte, da Europa e da Ásia. Nesse confronto dos dados, apenas Brasil e Romênia apontaram a corrupção como maior preocupação e, todos os demais países avaliados, manifestaram maior atenção a outras áreas, sendo o custo de vida e inflação o que mais apareceu em primeiro lugar.

No que diz respeito apenas à corrupção, entre os 15 países do estudo, o Brasil, com 45%, ficou em terceiro lugar no ranking da preocupação com esse tema, ficando empatado com a Romênia dentro da margem de erro, com 46%, e Croácia no topo com 58%.

Quando levamos o foco para a inflação, apesar do histórico do cenário econômico do país, o Brasil fica em 13º lugar no ranking entre os 15 países que fazem parte da pesquisa. “Percebe-se que países que não têm histórico recente com o problema tem um receio maior que o país seja impactado negativamente no custo de vida devido ao comportamento da economia mundial”, destaca de Paula.

De qualquer forma, estes tópicos não ficaram entre as principais preocupações em todos os países. Por exemplo, na Alemanha e Croácia, após a inflação, o que mais aflige os respondentes são a imigração, seguida das mudanças climáticas. Sendo esta última é a principal insegurança na China e na França.

Sobre o “ESG Global Market Research”

O estudo, no Brasil, foi realizado pela Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado e, globalmente, dados de todos os países são agregados pela Global Market Research, que se especializou em estudos comparativos internacionais contando com membros (empresas de pesquisa) em cada um dos países. O “ESG Global Market Research” tem como propósito monitorar os principais pontos de percepção do ESG comparando 15 países da América do Norte, Europa e Asia.

Com uma margem de erro de 4 p.p. para cima ou para baixo, foram realizadas 8.633 entrevistas com captação de dados entre os dias 10 de julho e 15 de agosto de 2024, utilizando as metodologias CAWI (Computer Assisted Web Interviewing) e CAPI (Computer Assisted Personal Interviews).

Sobre a Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado

A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado é uma boutique de pesquisa de mercado que desde sua fundação, em 1967, já desenvolveu mais de 8 mil projetos para mais de 800 empresas e entidades governamentais do Brasil e do mundo. São mais de cinco décadas de experiência e aprendizado constantes, atendendo algumas das maiores e mais exigentes organizações nacionais e internacionais apoiando o lançamento de centenas de produtos e serviços.

Com mais de cinco décadas de experiência, a Demanda® é referência em soluções de dados, inovação, confiança e ética, valores que guiam seus 57 anos de história.

www.demanda.com.br

 

 

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