Gás Natural

Custo da tarifa de gás natural em SC vai cair 9% em junho

Diário Catarinense
30/03/2016 14:36
Visualizações: 1354

Devido à queda do preço da cesta de óleos internacionais, a SCGás, distribuidora de gás natural em Santa Catarina, anunciou redução de cerca de 9% no custo da tarifa média do insumo no Estado, beneficiando todos os grupos de consumidores – indústria, comércio, setor automotivo e residências – somando cerca de 100 mil clientes. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da companhia e comunicada ontem, durante a reunião da Câmara de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc).A SCGás também anunciou que conta com ampla oferta de gás disponível a novos consumidores industriais no curto prazo e soluções alternativas para médio e longo prazo.

A redução da tarifa em junho representará alívio expressivo à indústria nesta fase de inflação alta. O setor responde por cerca de 80% do total consumido no Estado. Conforme a SCGás, a mudança do preço deverá ser homologada pela Aresc, a agência reguladora catarinense. Atualmente, a distribuidora tem 226 clientes industriais de diversasregiões do Estado.

– Num ambiente de pressão inflacionária de todos os lados, uma notícia de redução de preço da tarifa do gás é animadora. Ela decorre da queda do preço do petróleo no mercado internacional e está sendo minimizada pela desvalorização do real frente ao dólar – comentou Otmar Müller, presidente da Câmara de Energia da Fiesc, ao destacar que o preço do gás caiu cerca de 50% no mercado internacional.

O insumo representa cerca de 25% do custo de produção da indústria de revestimento cerâmico de Santa Catarina, que é a mais intensiva no uso de gás. Com a queda de 9%, deverá ficar em torno de 23% do custo total do segmento. Conforme Otmar Müller, a crise gera dificuldades para todos.

A energia elétrica, que responde por 7% a 8% do custo do setor, subiu 42% ano passado. Os salários seguem com aumento real todos os anos em SC. Nos últimos oito anos, os ganhos reais dos trabalhadores acumulam alta de 32%.

Grupo norueguês planeja investir em terminal de GNL

Santa Catarina dispõe de 2,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia pelo Gasbol. Além da oferta atual maior causada pela queda do consumo, conta com propostas importantes de investidores interessados em instalar terminal de gás natural liquefeito em Imbituba, o que significa oferta segura no futuro: a Engie Tractebel e a gaúcha Bolognesi já anunciaram início de estudos para investir em terminal de GNL. Há poucos dias, o grupo Proso, da Noruega, informou ao governo de SC que também fará uma proposta. Este novo investidor foi revelado ontem na reunião na Fiesc pelo presidente da SCGás, Cósme Polêse, para quem a redução da tarifa do gás natural é uma vantagem competitiva para as indústrias catarinenses.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.