Brasil

Custo de transporte de gás natural pode subir até 31% nos principais mercados do país, segundo FGV

Produtores, consumidores e transportadores pleiteiam ação da ANP para evitar que estrutura anticompetitiva no mercado de gás se institucionalize e onere os consumidores do país.

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/08/2023 06:21
Custo de transporte de gás natural pode subir até 31% nos principais mercados do país, segundo FGV Imagem: Divulgação Visualizações: 2478

Estudo realizado pelo Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o gasoduto Subida da Serra, em São Paulo, indicam que a reclassificação do gasoduto como infraestrutura de distribuição pode aumentar em até 31% o custo do transporte de gás nas regiões Sul, Sudeste e Centro - Oeste. De acordo com o relatório chamado "Impactos Econômicos e Regulatórios da Reclassificação do Gasoduto Subida da Serra para Duto de Distribuição", o incremento decorre do potencial bypass de volume do Sistema de Transporte.

O estudo foi apresentado hoje em evento com a participação de alguns dos segmentos da economia mais impactados pela decisão. Acompanharam o evento os representantes do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), além das maiores transportadoras de gás do país – TAG, TBG e NTS.

Segundo o presidente da ATGás, Rogério Manso, o estudo da FGV mostra que a reclassificação do Subida da Serra para gasoduto de distribuição vai na contramão da principal premissa da abertura do mercado de gás que é a separação do papel dos agentes da cadeia de gás natural, com os transportadores atuando de forma independente e isonômica, para assegurar o acesso livre e não discriminatório à infraestrutura de transporte. 

"O operador de um duto de transporte não pode ser o dono do gás para não restringir e discriminar o acesso a terceiros competidores", afirmou Manso da ATGás.

"A luta por um mercado estável, competitivo e transparente passa por uma análise de impacto regulatório.", reforça o diretor-presidente da Abividro, Lucien Belmonte

Por sua vez, o diretor de gás natural da ABRACE Energia (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), Adrianno Lorenzon (foto), afirma: "No mundo todo, fontes de suprimento de gás injetam o gás no sistema de transporte, permitindo que o gás chegue a todo mercado. Isso gera maior competição entre os produtores e importadores e maior segurança para o sistema. Além disso, os consumidores de São Paulo estão pagando por um gasoduto que não atende os consumidores".

A consulta pública da ANP sobre Subida da Serra foi aberta no fim de junho e se encerra em setembro. O estudo da FGV será protocolado na agência como contribuição contra a reclassificação do gasoduto para distribuição.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25