Redação TN Petróleo/Assessoria
O Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega concedeu à DNV e seus parceiros um contrato para desenvolver um roteiro para a introdução de combustíveis sustentáveis com zero carbono em toda a região nórdica. O “Roteiro Nórdico” visa acelerar a transição para combustíveis com zero carbono, reduzindo as principais barreiras à sua aceitação e criando uma plataforma de cooperação em toda a região. Trabalhando em conjunto com a DNV no desenvolvimento do Nordic Roadmap estão Chalmers, IVL, MAN Energy Solutions, Menon e Litehauz.
A IMO já estabeleceu para a indústria marítima um cronograma ambicioso para a descarbonização – mas que exigirá a implantação significativa de combustíveis com zero carbono para o transporte. Embora os passos estejam sendo dados, há espaço significativo para acelerar a transição para uma maior sustentabilidade, estima a DNV. O Nordic Roadmap procura impulsionar essa aceleração na região por meio da identificação e redução das principais barreiras aos combustíveis sustentáveis de zero carbono, examinando as barreiras a bordo, onshore e de mercado e estabelecendo ações concretas que podem ser tomadas para superá-las.
O Nordic Roadmap está centrado no estabelecimento de uma plataforma de Cooperação Nórdica para facilitar o compartilhamento de conhecimento, juntamente com o lançamento de projetos-piloto e estudos que construirão experiência em novos combustíveis, para estabelecer “corredores verdes” e infraestrutura facilitadora. A plataforma de colaboração é concebida como um fórum em que os parceiros podem não apenas compartilhar e discutir o progresso do roteiro, mas também receber instruções sobre novas políticas, P&D e outros programas vinculados.
O Roteiro Nórdico já recebeu forte apoio de muitas das principais empresas marítimas e partes interessadas na região, incluindo: Wärtsilä (Finlândia), Associação Norueguesa de Armadores, DFDS (Dinamarca), Yara (Noruega), Samorka (Islândia), Gasum ( Finlândia), a Administração Marítima Norueguesa, Swedbank (Suécia), Centre for High North Logistics/Nord University (Noruega) e Porto de Oslo (Noruega). À medida que o projeto se desenvolve, a DNV convidará novos integrantes a participar da Nordic Collaboration Platform.
O projeto Nordic Roadmap foi financiado pelo Conselho de Ministros Nórdico e terá a duração de quatro anos.
Fale Conosco
21