Porto Alegre

Empresa assina termo aditivo ao contrato de arrendamento de área de porto no Sul

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a empresa Porto Cais Mauá do Brasil S/A assinaram o terceiro termo aditivo ao contrato de arrendamento da área do Porto Organizado de Porto Alegre, denominada “Complexo Cais Mauá”. A assinatura aconteceu na ter&c

Antaq
01/11/2012 10:22
Visualizações: 270
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e a empresa Porto Cais Mauá do Brasil S/A assinaram o terceiro termo aditivo ao contrato de arrendamento da área do Porto Organizado de Porto Alegre, denominada “Complexo Cais Mauá”. A assinatura aconteceu na terça-feira (30), na sede da Agência Nacional de Ttransportes Aquaviários (Antaq), em Brasília. A agência foi a interveniente do processo.

A área do contrato mede 181.295m². O prazo de vigência é de 25 anos, prorrogável por mais 25 anos. A empresa, que revitalizará a área do porto organizado gaúcho, deverá investir R$ 553 milhões, no mínimo. Já o valor de arrendamento a ser pago à SPH será de R$ 3 milhões/ano ou 1,70% sobre a Receita Operacional Bruta mensal apurada, o que for maior.

Estão previstas os seguintes empreendimentos dentro do complexo: shopping center, estacionamento do shopping center; nova área comercial; armazéns comerciais; restaurantes; área comercial externa; terminal hidroviário; business park - 1ª fase; business park - 2ª fase; e hotel.

A SPH e a Porto Cais Mauá do Brasil S/A assinaram, originalmente, o contrato em 23 de dezembro de 2010, ainda no gestão da governadora Yeda Crusius. No entanto, a Antaq questionou a licitação na justiça, visto que o processo licitatório não contava com a aprovação prévia da agência. Por meio da Câmara de Conciliação Federal da Advocacia Geral da União (AGU), foram assinados outros termos aditivos para sanar as pendências do contrato original.

O diretor-superintendente da SPH, Pedro Obelar, o diretor da empresa Porto Cais Mauá do Brasil S/A, Mário Rache, e o diretor-geral em exercício da Antaq, Tiago Lima, participaram do ato de assinatura do termo aditivo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.