Biogás

ENC Energy Brasil conclui sua primeira emissão de debêntures 'verdes' no mercado brasileiro


23/08/2021 16:32
Visualizações: 1738

Recursos serão destinados para um novo ciclo de expansão da companhia

A ENC Energy Brasil anuncia a liquidação de sua primeira emissão de R$ 65 milhões em debêntures simples com selo verde. Os recursos serão destinados para o reperfilamento de compromissos financeiros e para investimentos que darão continuidade ao plano de expansão da empresa. "Estes recursos possibilitarão um novo ciclo de crescimento para a empresa. Nosso objetivo é alcançar 61MW de capacidade instalada até 2026", comenta Rodrigo Missel, CEO da ENC Energy Brasil.

Divulgação

A operação, aprovada em 20 de julho, recebeu parecer ambiental da consultoria Sitaw Finanças do Bem. Para se caracterizar uma debênture com um título verde, a consultoria analisou a adequação das práticas, políticas e processos corporativos da ENC Energy aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança, em português).

As debêntures têm prazo de 5 anos para pagamento, com um ano de carência, ao custo de CDI + 5% com pagamentos trimestrais. Como contrapartida à obtenção do selo, uma certificação concedida somente a projetos com impacto ambiental positivo, a ENC Energy terá de fazer relatórios periódicos das operações, para acompanhamento da neutralização de carbono. A emissão dos papéis foi coordenada pelo Banco Bocom BBM S.A.

"Esta foi a primeira emissão de debêntures da ENC no mercado brasileiro e já conquistamos o selo 'verde'. O título ambiental está entre os primeiros do setor de biogás e será uma tendência para o mercado", afirma Carla Bernardes, CFO da ENC Energy Brasil.

Divulgação

A ENC Energy é responsável por oito usinas de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo nos aterros, em seis estados brasileiros. Ao todo, foram investidos mais de R$ 50 milhões na construção e operação de tecnologias e soluções para a geração de 31MW no mercado livre de energia e no sistema de geração distribuída, com foco principalmente em pequenas e médias empresas. Além de gerar uma energia limpa e renovável sem intermitência, a empresa irá emitir créditos de carbono devido à mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, também, I-RECs, certificados de energia renovável.

Sobre a ENC Brasil

Criada em 2012, a subsidiária brasileira da ENC Energy tem como acionistas a empresa portuguesa ENC Energy e o fundo GEF Capital Partners. A companhia já atua no Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, além de possuir uma usina de 8,6 MW no aterro sanitário de Curitiba, no Paraná, desde 2016.

Sobre o BOCOM BBM

O Banco BOCOM BBM S.A. tem sua origem na cidade de Salvador-Ba, no ano de 1858. Em 2016, o Bank of Communications adquiriu 80% do capital do Banco BBM, criando o Banco BOCOM BBM, a primeira joint venture do BoCom fora da China. Nos dedicamos a atender às necessidades de crédito e serviços de empresas estabelecidas no Brasil e também de serviços de Wealth Management a pessoas físicas, inclusive atuando na gestão de ativos de liquidez e fornecendo proteção contra riscos financeiros. Além disso, implantamos no último ano, a área de Asset Management. Oferecemos fundos de investimento com o diferencial da nossa experiência em risco quantitativo, pesquisa macroeconômica, análise e monitoramento de crédito. Conectamos o Brasil a mercados e negócios na China e na Ásia, macrorregião com as maiores taxas de crescimento do mundo. Nossas soluções incorporam conceitos e técnicas testados por décadas, constantemente agregando inovações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.