Gás Natural

Falta de competitividade prejudica consumo de gás natural no país, diz Abegás

A Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) diz que a falta de competitividade continua prejudicando o aumento do consumo do produto no país. Em setembro deste ano, o consumo do insumo voltou a cair. Foram comercializados 36,7 milhões de metros cúbicos por dia, uma r

Agência Brasil
29/10/2009 09:24
Visualizações: 1031
A Associação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) diz que a falta de competitividade continua prejudicando o aumento do consumo do produto no país. Em setembro deste ano, o consumo do insumo voltou a cair. Foram comercializados 36,7 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 28,24% em relação a igual mês do ano passado.
 

Os dados da Abegás indicam que, desconsiderando-se o consumo termoelétrico, a redução seria um pouco menor, de 9,04%, mas não menos significativa. “Isto demonstra que a falta de política energética inibiu o crescimento e o alto preço de custo do gás natural fez com que o insumo perdesse competitividade nos segmentos não térmicos”, avalia a Associação.

 

O setor mais atingido é o industrial, responsável por 70% do gás natural consumido no Brasil, e que em setembro apresentou retração de 11,96%, frente a setembro de 2008.

 

A falta de competitividade do gás natural veicular em relação à gasolina e ao álcool, fez com que o segmento automotivo consumisse 13,32% a menos o produto em setembro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

O setor comercial também apresentou retração de 5,82%, reduzindo em 36 mil metros cúbicos por dia o seu consumo. Já as térmicas movidas a gás não foram despachadas, por causa do alto nível dos reservatórios das hidrelétricas, contribuindo para a acentuada redução de 83,15% no consumo deste segmento de 2008 para 2009.

 

Os dados da Abegás indicam que, em contrapartida, os números do volume comercializado para as residências e co-geração demonstraram uma ligeira reação. O consumo residencial atingiu a média de 836 mil metros cúbicos por dia, o que representa crescimento de 4,75%.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.