Pré-sal

Governo prevê iniciar leilões do pré-sal no 2º semestre e levantar US$ 70 bi, diz Mourão

Reuters, 05/02/2019
05/02/2019 09:21
Visualizações: 977

O governo espera iniciar no segundo semestre os leilões de campos do pré-sal com os quais espera levantar cerca de 70 bilhões de dólares, disse nesta segunda-feira o vice-presidente, Hamilton Mourão, durante teleconferência organizada pelo Citi.

“De acordo com nosso ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, poderemos começar os leilões do pré-sal no segundo semestre”, disse Mourão durante teleconferência fechada, em inglês, a qual a Reuters teve acesso.

“Também segundo o Bento e o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, poderemos levantar cerca de 70 bilhões de dólares com os leilões destes campos”, acrescentou Mourão, sem especificar prazo.

O governo anterior havia aprovado a 6ª rodada de licitação de áreas do pré-sal para novembro deste ano.

Há previsão ainda que a 7ª e 8ª rodadas do pré-sal ocorram em 2020 e 2021, respectivamente —mas não havia sido definido quanto poderia ser arrecadado com tais áreas.

O governo atual ainda trabalha para realizar um leilão de excedentes da área no pré-sal conhecida como cessão onerosa, ainda sem data definida. Autoridades estimaram anteriormente que tal licitação poderia arrecadar 130 bilhões de reais.

Perguntado sobre as expectativas do governo em relação à venda de estatais, Mourão afirmou que o governo federal mapeou mais de 140 empresas que poderão ser privatizadas.

“De acordo com Paulo Guedes, nosso ministro da Economia, esperamos levantar cerca de 50 bilhões a 70 bilhões de dólares em recursos financeiros, uma vez que vendamos todas essas empresas”, afirmou Mourão na apresentação.

Previdência

O vice-presidente disse ainda na teleconferência que o governo tem “muito boas expectativas” em relação à aprovação da reforma da Previdência pelo Congresso Nacional, especialmente após a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado.

Tanto Rodrigo Maia (DEM-RJ) eleito na sexta-feira para a presidência da Câmara, quanto Davi Alcolumbre (DEM-AP), no sábado, têm manifestado apoio à votação do projeto.

“O Congresso está ciente de que se não houver reforma da Previdência vai ser muito ruim para o Brasil. Estamos muito confiantes de que reforma vai passar na Câmara e no Senado.”, disse Mourão.

Segundo ele, o governo do presidente Jair Bolsonaro vai aproveitar itens da proposta encaminhada ao Congresso pelo antecessor, Michel Temer, para tentar acelerar a tramitação do projeto no Legislativo.

Uma decisão sobre idade mínima para aposentadoria ainda está sendo discutida, mas já está acertado que tanto os servidores públicos quanto os militares serão incluídos no texto da reforma que o governo enviará aos parlamentares, disse o vice-presidente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.