Evento

IBP: Seminário sobre Gás Natural 2019 terá programação voltada para as transformações do mercado brasileiro de gás

Redação/Assessoria IBP
25/07/2019 13:48
Visualizações: 2138

Atento às transformações no mercado de gás natural brasileiro, especialmente em razão do lançamento do Novo Mercado de Gás – programa do governo federal que prevê a abertura do mercado de transporte e distribuição de gás natural –, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP) realiza nos dias 14 e 15 de agosto, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre Gás Natural, um dos mais relevantes fóruns para debates sobre os temas prioritários na agenda do setor de gás natural no Brasil.

"O Novo Mercado de Gás abre espaço para maximizar o uso desse insumo no Brasil, considerado o combustível da transição energética devido à sua característica de baixo nível de emissões de carbono. Com a criação de um mercado com diversidade de agentes, liquidez, competitividade, acesso à informação e boas práticas internacionais, o gás natural será um vetor transformacional da indústria e do desenvolvimento do país", afirma Luiz Costamilan, secretário-executivo de gás natural do IBP.

A 19ª edição do Seminário sobre Gás Natural reunirá os principais stakeholders de toda a cadeia de valor e os melhores especialistas do setor para aprofundar o debate sobre abertura, competitividade e transição para o novo mercado de gás natural. Já estão confirmados nomes como Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, Décio Oddone, diretor-geral da ANP, Ivan de Sá, diretor presidente da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A., Wong Loon, CEO da NTS, e Alexandre Manoel Ângelo da Silva, secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia.

Após a abertura do evento, Carlos Langoni apresentará uma conferência sobre o gás natural e a economia brasileira. Ainda no primeiro dia do fórum, haverá uma mesa redonda sobre as condições para viabilização da oferta do gás natural do pré-sal, com participação de José Mauro Ferreira Coelho, diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, e Luiz Costamilan, secretário-executivo de Gás Natural do IBP. Na parte da tarde, Helio Bisagio, superintendente de Infraestrutura e Movimentação da ANP, falará sobre os desafios da transição para o novo modelo de transporte de gás natural.

O debate em torno da distribuição e da comercialização do gás natural também estará presente na programação. No segundo dia, Cristina Pinho, do Governo do Rio de Janeiro, e Joisa Dutra, da FGV, abordarão a abertura e a competitividade desses segmentos da cadeia. Já Bruno Eustaquio, secretário-executivo adjunto, e Symone Araujo, diretora do Departamento de Gás Natural, ambos do Ministério de Minas e Energia (MME), participarão do painel sobre a abertura, competitividade e transição para o Novo Mercado de Gás Natural.

A programação também contará com painéis específicos em que serão discutidos os desafios da atividade de transporte de gás natural por dutos no novo ambiente de negócios do setor, bem como as perspectivas da geração térmica, da integração do mercado de gás natural no cone sul e do mercado internacional de GNL. Empresas como Shell e ExxonMobil trarão representantes internacionais – Harry Whitaker e Kees Bouwens, respectivamente – para falar da experiência europeia na abertura do mercado de gás.

Com um ambiente propício para novos projetos e parcerias, facilitando a criação de importantes alianças estratégicas, o Seminário sobre Gás Natural tem patrocínio da Petrobras, Shell, Equinor, ExxonMobil, Repsol Sinopec, Faveret Lampert, NTS, TBG e Eneva.

Serviço

Seminário sobre Gás Natural

Data: 14 e 15 de agosto

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP)

Local: Prodigy Hotel Santos Dumont - Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20021-010

Investimento: R$ 1.800,00

Mais informação: +55 (21) 2112.9000 ou www.ibp.org.br

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
Saúde e Bem-estar
Nova clínica no Rio mira demanda de saúde ocupacional da...
03/09/26
ABPIP
Produtores independentes apresentam a candidatos ao Gove...
03/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
02/09/26
ANP
Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026: anunciadas as seis e...
02/09/26
Mercado Livre
Comerc Energia celebra 25 anos com solidez financeira, e...
02/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
01/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Etanol de milho
Levedura desenvolvida na Unicamp pode tornar a produção ...
01/09/26
Biometano
CGOB: ANP publica Informes Técnicos que permitem início ...
01/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25