Porto de Santos

Impasse de contratos prejudica Santos

<P>A falta de adequação de contratos de arrendamentos de terminais, à Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), ameaça o desempenho do cais santista. O alerta é do diretor comercial e de Desenvolvimento da Docas, Fabrizio Pierdomenico, que se preocupa com a ''paralisação'' de investimentos...

A Tribuna - SP
06/11/2006 00:00
Visualizações: 376 (0) (0) (0) (0)

A falta de adequação de contratos de arrendamentos de terminais, à Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), ameaça o desempenho do cais santista. O alerta é do diretor comercial e de Desenvolvimento da Docas, Fabrizio Pierdomenico, que se preocupa com a ''paralisação'' de investimentos devido à situação dessas instalações. Dados do setor empresarial apontam que, em todo o País, cerca de US$ 3 bilhões em projetos estão suspensos devido a esse impasse.

Hoje, no Porto de Santos, existem pelo menos 19 contratos firmados antes da Lei 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, e que não foram adaptados, segundo a Companhia Docas. A maioria deles se refere a pátios e armazéns utilizados para a movimentação de granéis líquidos, grãos e contêineres.

Antes dessa legislação, as áreas portuárias eram arrendadas à iniciativa privada por 10 anos, em média, com possível renovação por igual prazo. Com o processo de modernização, esse período foi ampliado para 25 anos, podendo ser acrescido de mais 25 anos (chegando a 50 anos).

É esta mudança que está sendo defendida pelos executivos de terminais. No caso de uma instalação cujo contrato está prestes a terminar, tal modificação significa um aumento no tempo de arrendamento de 30 anos.

''Os investimentos portuários demoram para ter retorno. Como muitos empresários hoje não têm segurança de que eles ficarão mais tempo em seus terminais, não investem. Eles não vão gastar se, em dois ou três anos, terão de devolver o armazém, o que é péssimo para o momento que estamos vivendo'', afirmou o diretor Fabrizio Pierdomenico, se referindo ao crescimento do comércio exterior. ''Agora era a hora de investirmos para aumentar a nossa capacidade operacional, para que fossem possível vivenciarmos todo esse aquecimento das exportações''.

Atualmente, o Governo estuda uma solução para o impasse com esses terminais. Pierdomenico afirmou desconhecer qual será a resposta da União, mas defende a importância de haver uma definição. ''Não acredito em dilatações de prazo, mas concordo com o pedido dos empresários e que algo seja decidido. Essa incerteza gera problemas. São projetos que estão parados aguardando uma resposta'', declarou o diretor.

Em reportagem publicada na edição do Caderno Porto & Mar, de A Tribuna, na última terça-feira, o diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários, do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, afirmou que o Governo deverá resolver o que fará com os contratos pré-Lei de Modernização dos Portos até o final deste ano. O tema também é analisado pela Casa Civil e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. 

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23