Gás Natural

Importação de gás da Bolívia volta a crescer com aumento do consumo pela indústria

O consumo de gás natural boliviano vem aumentando gradativamente desde o mês de maio e atingiu a média diária de 24,3 milhões de metros cúbicos por dia na primeira semana deste mês, disse ontem (7) o gerente de Marketing da Petrobras, Antônio Eduardo Monteiro de Castro.

Agência Brasil
08/10/2009 09:58
Visualizações: 918
O consumo de gás natural boliviano vem aumentando gradativamente desde o mês de maio e atingiu a média diária de 24,3 milhões de metros cúbicos por dia na primeira semana deste mês, disse ontem (7) o gerente de Marketing da Petrobras, Antônio Eduardo Monteiro de Castro.
 

De acordo com ele, o crescimento do consumo, que sofreu uma queda com a crise financeira internacional, está ocorrendo por causa do aumento da procura pelo mercado industrial. “houve uma recuperação do consumo da indústria, acompanhada da necessidade de despacho extra para algumas usinas termelétricas”, disse.

 

A Petrobras tem contrato de importação de gás com a Bolívia até 2019, com previsão de importação máxima de até 30 milhões de metros cúbicos diário. “Nós respeitamos o contrato com os bolivianos, mesmo com a queda na demanda interna pelo gás. Não deixamos, em nenhum momento, de importar mais do que os 19 milhões de metros cúbicos [mínimos] por dia exigidos em contrato”, afirmou.

 

Monteiro de Castro, no entanto, negou que a Petrobras esteja negociando com o governo boliviano a redução no volume obrigatório do gás importado em razão da retração interna pelo produto. Segundo ele, a tendência é de que o consumo mantenha a trajetória de alta que vem se verificando desde maio deste ano.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.