Gás Natural

Lançamento da Pedra Fundamental marca o início das obras da Base de Liquefação e Compressão na Bahia, projeto da GNLink, Petrobahia e BahiaGás

Com capacidade de 98.000m3/dia de gás natural, a base está prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2024 e terá como foco atender os mercados industrial e automotivo

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/12/2023 07:07
Lançamento da Pedra Fundamental marca o início das obras da Base de Liquefação e Compressão na Bahia, projeto da GNLink, Petrobahia e BahiaGás Imagem: Divulgação Visualizações: 2286

A GNLink, empresa distribuidora de gás natural da gestora de recursos Lorinvest; Petrobahia, quarta maior distribuidora em crescimento no Brasil e a Bahiagás, companhia responsável pelo desenvolvimento infraestrutura e do mercado de distribuição do gás para o estado, lançam, na próxima quarta-feira, dia 13, a Pedra Fundamental da Base de Liquefação e Compressão, em Itabuna, na Bahia. A cerimônia de lançamento acontecerá no Distrito Industrial de Itabuna e terá a presença de autoridades e empresários locais. 

A inauguração celebra o começo das obras do empreendimento, que se tornará o primeiro projeto de liquefação do gás natural oriundo de um gasoduto do Nordeste, e consolida o município de Itabuna como HUB desse recurso para todo o sul do estado. O projeto tem como principal objetivo dar o pontapé inicial para interiorização gás natural na Bahia e em outras áreas da região. 

Para Marcelo Rodrigues (foto), CEO da GNLink, esse projeto é um marco histórico e vem para assegurar uma maior competitividade no mercado e mais benefícios para a sociedade. "Essa base significa um passo muito importante para o fornecimento do gás natural na Bahia em áreas não abastecidas por gasodutos. O território é muito extenso e, até então, não há uma infraestrutura de gasoduto capaz de abastecer regiões distantes da malha dutoviária e municípios no interior do estado. Agora, com esse projeto se tornando realidade, vamos conseguir liquefazer, comprimir e fornecer o gás natural para todas as cidades, beneficiando a população baiana. Além disso, o mercado tende a ficar mais competitivo, através da distribuição de um gás menos danoso ao meio ambiente e que permite um aumento da performance operacional das empresas", declarou.  

Com um investimento de R$ 155 milhões e capacidade de 98.000m3/dia de gás natural, a base está prevista para entrar em operação no terceiro trimestre de 2024 e terá como foco atender os mercados industrial e automotivo. Além da geração de empregos para mão-de-obra direta e indireta, a nova planta de liquefação e compressão do gás natural vai contribuir para a arrecadação de tributos e novas divisas para os Municípios e Estado.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.