Leilão

México aguarda próximo leilão de petróleo com otimismo cauteloso

Reuters, 19/06/2017
19/06/2017 10:02
Visualizações: 1943

O México aguarda seu próximo leilão de áreas de petróleo offshore, agendado para segunda-feira, com um otimismo cauteloso, impulsionado por um robusto interesse de grandes petroleiras pelas áreas em águas rasas que serão ofertadas.

Na segunda-feira, o México licitará 15 blocos de óleo e gás ao longo da costa do sul do Golfo do México, no que será o próximo estágio da histórica reabertura do mercado de petróleo do país após uma reforma no setor de energia promovida em 2013 e 2014.

Em dezembro de 2013 o Congresso alterou a Constituição para acabar com um monopólio de 75 anos sobre a produção e exploração de petróleo detido pela estatal Pemex, em uma tentativa de reverter anos de queda na produção do país.

Entre as companhias pré-qualificadas para competir estão Chevron, ConocoPhillips, Eni, Repsol, Royal Dutch Shell, Total e China National Offshore Oil Corporation (CNOOC).

No total, 20 empresas se inscreveram para participar de maneira individual, e há também 16 consórcios na lista.

O ministro de Energia, Pedro Joaquin Coldwell, disse que espera que ao menos entre 35 e 40 por cento dos blocos ofertados sejam arrematados.

O leilão é o quinto desde a reforma no setor de energia. Esses certames já realizados, que incluíram uma licitação em águas profundas e duas para águas rasas, já fecharam 39 contratos que somam um investimento previsto ao longo dos contratos de 48,8 bilhões de dólares, segundo dados do Ministério de Energia.

Os blocos da licitação de segunda-feira estão espalhados entre as águas costeiras dos Estados de Veracruz, Tabasco e Campeche. Se tiverem sucesso, os blocos podem render uma produção de 200 mil barris por dia (bpd) em cinco anos, segundo estimativas da Comissão Nacional de Hidrocarbonetos (CNH).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.