Paranaguá

Ministro minimiza atrasos nos portos

<P>Exportadores de cereais reclamam de situação em Paranaguá, e ministro diz que situação é preocupante no porto do Paraná. O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, minimizou o problema dos atrasos na operação dos navios nos portos brasileiros e o encarecimento da operaçã...

Folha de S. Paulo
07/04/2008 00:00
Visualizações: 189

Exportadores de cereais reclamam de situação em Paranaguá, e ministro diz que situação é preocupante no porto do Paraná. O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, minimizou o problema dos atrasos na operação dos navios nos portos brasileiros e o encarecimento da operação decorrente dessa situação.


Reconheço que o problema [do tempo de espera de navios] existe, mas já está sendo atacado, afirmou em entrevista à Folha.

Brito disse que o custo de US$ 2 bilhões por ano, estimado pela associação que reúne o setor de fertilizantes, é um valor superestimado, que não corresponde aos dados do ministério.

Ele não apresentou quais são os valores pagos aos proprietários de navios que alocam as embarcações para a operação no Brasil.

[O número] varia muito de um porto para outro, e essa situação é sazonal. Imagino que o dado apresentado pela Anda [Associação Nacional para difusão de adubos] é médio. As nossas estimativas são bem menores do que essas a partir das observações que temos dos portos, afirmou. Ele disse que gostaria de observar o cálculo na ponta do lápis para saber quem está pagando esse valor.

Entre as principais medidas do governo para melhorar a infra-estrutura portuária está a dragagem dos canais de navegação.

Segundo Brito, o primeiro da lista será o porto de Santos. A estimativa é que a licitação seja aberta no início do segundo semestre. O plano do governo é fazer com que a empresa vencedora da licitação também seja responsável pela manutenção do canal após o aprofundamento da calha. No caso do porto de Santos, a previsão é que o canal baixe de 12 para 15 metros e seja alargado dos atuais 150 metros para 220 metros.

Paranaguá

A Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais) enviou na última quarta-feira uma carta com pedido de ajuda emergencial ao ministro.

O setor exportador alega que o porto de Paranaguá, no Paraná, está próximo a um colapso. O ministro disse que ainda não recebeu a carta, mas admitiu preocupação em relação aos conflitos entre a atual administração do porto e os usuários do sistema.

Essa situação de conflito de fato nos preocupa.Não posso compreender como operar [um porto] de forma eficiente com conflitos permanentes. Conflitos são naturais, mas, quando isso se torno permanente, é preocupante. Estamos tomando providência sobre isso. Ele descartou, por ora, qualquer medida mais forte como uma intervenção federal na Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e de Antonina). A autarquia estadual é comandada por Eduardo Requião, irmão do governador do Paraná, Roberto Requião.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23