Gás Natural

MME participa de lançamento de diagnóstico do setor de gás natural e curso de harmonização regulatória

Ministério de Minas e Energia apoia iniciativa do MDIC realizada em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
23/04/2024 10:47
MME participa de lançamento de diagnóstico do setor de gás natural e curso de harmonização regulatória Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1136 (0) (0) (0) (0)

Relatório apresentado nesta segunda-feira (22/04), na Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que o caminho para a maior competitividade do mercado de gás natural brasileiro também depende das transformações nos arcabouços regulatórios estaduais. Tais atividades, segundo diagnóstico divulgado, demandam harmonização de regras para facilitar o acesso e a comercialização.

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou do lançamento e apoia iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), realizada em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). O documento, apresentado nesta segunda-feira, se alinha às ações do Grupo de Trabalho (GT) do Programa Gás para Empregar, do MME, que concluiu as atividades neste mês.

"O acesso à infraestrutura e a remuneração justa para o escoamento e processamento, associados a uma regulação firme e harmônica entre as normas federais e estaduais, representam um passo adiante para a abertura do mercado de gás natural, a criação de centenas de milhares de empregos e desenvolvimento do nosso país", afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com as previsões do MME, já na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o GT do Gás para Empregar deve apresentar o relatório detalhado para a promoção do melhor aproveitamento do gás natural produzido no Brasil.

Curso para reguladores

A reestruturação da indústria do gás natural motivou a criação de um curso para reguladores nas esferas federal e estadual. O curso, desenvolvido pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, em parceria com a FGV, é um esforço para alcançar o avanço da qualidade regulatória no país.

Durante as aulas, será analisada a nova lei do gás e as regulamentações em curso sob as óticas econômica, regulatória e da defesa da concorrência; e o panorama das regulações estaduais, abordando temas afetos à regulamentação do mercado livre. Assim como o diagnóstico, o curso é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre MDIC, MBC e FGV, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.