Compliance

MSGÁS adere a programas de prevenção e integridade

Redação TN Petróleo/Assessoria MSGÁS
18/11/2021 08:32
MSGÁS adere a programas de prevenção e integridade Imagem: Divulgação Visualizações: 1555

Presente no lançamento da 2º etapa do PMSI (Programa MS de Integridade) e do PIM (Programa de Integridade Municipal), nesta quarta-feira (17), durante evento realizado pelo Governo do Estado, Controladoria-Geral do Estado e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de MS), com a presença do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, a MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul), que já implementou o PMSI, também foi um dos órgãos estaduais que aderiu ao PNPC (Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) do TCU (Tribunal de Contas da União) e avança no caminho da ética, integridade e transparência da gestão pública.

A companhia participou respondendo o questionário autoavaliativo, com mais de 40 perguntas, disponibilizado na plataforma on-line ‘e-Prevenção’, que tem como objetivo auxiliar as organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e melhorarem seus sistemas institucionais de prevenção.

Com propósito de maximizar os resultados, de acordo com o assessor de gestão de risco e conformidade, Paulo Henrique Antello, por possuir um programa de conformidade moderno e ativo, a MSGÁS pode negociar com grandes empresas de renome nacional e internacional que possuem elevado grau de exigência de compliance.

“Além de ter a segurança de operar de acordo com a legislação pertinente às suas atividades, o programa reduz o risco de corrupção, lavagem de dinheiro e outras práticas inadequadas à luz do nosso programa de conformidade/compliance”, pontuou Antello.

Para o Ministro da Controladoria, Wagner de Campos Rosário, Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente com o Programa de Integridade, “a gente sabe que, onde a corrupção não é sancionada ela cresce, então se você tem um mecanismo de detectar e entender quais são os problemas é possível criar medidas preventivas. O Estado vem fazendo a sua parte, hoje realiza a segunda fase da implantação e a gente parabeniza Mato Grosso do Sul pela iniciativa.”

Seguindo as exigências da Lei das Estatais (13.303), que estabelece uma série de mecanismos de transparência e governança, foram implantadas práticas que aprimoram a transparência e integridade da gestão pública na MSGÁS e, com isso, a companhia vem fortalecendo as estruturas de prevenção à corrupção. Cumprindo suas exigências legais, a empresa passa a ser referência em transparência em Mato Grosso do Sul.

Durante o evento, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, destacou os principais objetivos para a criação do programa de controladoria. “Queremos obter boas práticas do serviço interno, que é a transparência; criar metodologias para ter o cuidado com o serviço e servidores públicos; Inovar com transparência e fazer com que os processos digitalizados tenham assiduidade ao contribuinte dentro do nosso programa que disponibiliza nas plataformas digitais. Tudo é um conjunto de fatores que a gente tem que buscar a integridade e principalmente o treinamento de todas as secretarias, autarquias e fundações com as boas práticas do serviço público.”, pontuou.

Programa de Integridade MSGÁS  Por ser uma companhia de capital misto, a MSGÁS parte do preceito básico de Conformidade/Compliance o tripé prevenção, detecção e resposta, em outras palavras, educação e promoção de um ambiente ético, monitoramento de atividades e, em último caso, atitudes corretivas e compensatórias. Além de resultar em uma maior integração, a gestão ética estreita laços internamente e resulta em maior confiança de negociações. O programa tem plena adesão das instâncias decisórias que se colocaram como facilitadores para a equipe a fim de conquistar e estabelecer uma relação de confiança com clientes, fornecedores, investidores e parceiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.