Navegação

Navios brasileiros não correm mais risco de rejeição no exterior

Os navios brasileiros não correm mais o risco de terem sua chegada vetada em portos internacionais, como ocorria desde o início do ano. Essa possibilidade existia por conta do atraso do governo brasileiro em ratificar no Congresso regras internacionais para controle de emissões

O Globo
04/06/2013 06:55
Visualizações: 1893
Os navios brasileiros não correm mais o risco de terem sua chegada vetada em portos internacionais, como ocorria desde o início do ano. Essa possibilidade existia por conta do atraso do governo brasileiro em ratificar no Congresso regras internacionais para controle de emissões de gases de efeito estufa pelas embarcações. A solução da questão não se deu pela aprovação da medida no país, necessária para nacionalizar a norma internacional, mas pela aceitação da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês) de que pareceres emitidos por sociedades classificadoras privadas poderão servir para atestar que os navios se adaptaram às exigências que passaram a vigorar em janeiro.
 

Em abril, reportagem do GLOBO havia demonstrado esse risco de as embarcações do Brasil terem sua chegada rejeitada no exterior, por falta de cumprimento da previsão da IMO. Os portos internacionais têm autonomia para barrar os navios que emitam mais gases. Cerca de 70 países haviam decidido junto à IMO pela meta de redução de até 30% das emissões atá 2024 a partir de navios (responsáveis por cerca de 3% das emissões totais no mundo). O Brasil e outros países em desenvolvimento, porém, relutaram em aderir à medida, por considerarem que ela restringia a concorrência do setor.
 

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a delegação brasileira junto à IMO conseguiu agora um entendimento da entidade multilateral de que o certificado internacional de eficiência energética, que teria de ser emitido pelo governo com o aval do Congresso, poderá ser substituído por declarações de cumprimento voluntário das medidas da IMO, obtidas pelos pelos donos dos navios junto a entidades certificadoras internacionais.
 
 
Na prática, os navios brasileiros já estavam buscando essa alternativa. Na falta de uma anuência do governo, eles procuravam se adequar às previsões da IMO e buscar esse parecer de entidade com credibilidade para atestar suas medidas para eficiência energética, esperando que isso fosse aceito no exterior. Agora, esse parecer ganha mais peso mundo afora, tendo sua aceitação igualada à da certificação dada pelos governos.
 

Segundo o Itamaraty, não houve notícia de que um navio nacional tenha, de fato, sido barrado no exterior neste ano. Porém, ocorre que esses navios procuravam se informar antes da partida se poderiam ancorar em todos os destinos previstos em sua carta de navegação, alterando-a em caso de dúvidas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.