<P>Os problemas de infra-estrutura e o câmbio fizeram com que as terras mais baratas e a alta produtividade não mais compensem economicamente o plantio de grãos na região. Estudo da Agroconsult mostra perda na rentabilidade para o agronegócio do estado, com margem negativa de 17% para a próxim...
Gazeta MercantilOs problemas de infra-estrutura e o câmbio fizeram com que as terras mais baratas e a alta produtividade não mais compensem economicamente o plantio de grãos na região. Estudo da Agroconsult mostra perda na rentabilidade para o agronegócio do estado, com margem negativa de 17% para a próxima safra de soja. Apenas o algodão pode ter rentabilidade positiva de 9%.
O pior lugar do País para se plantar hoje é Mato Grosso, por causa dos custos da logística, diz André Debastiani, analista da Agroconsult. Com o dólar no nível atual, estar longe dos portos faz os preços dos insumos serem ainda mais altos e os do grão mais baixos. Enquanto os produtores de MT perdem, os paranaenses ganham. Lá, a rentabilidade será de 11% na próxima safra. Os gaúchos também perdem, mas bem menos: 3,7%.
Fonte: Gazeta Mercantil (Neila Baldi)
Fale Conosco
23