Lançamento Editorial

Obra mostra a ampliação do uso de biocombustíveis para transporte sustentável no país

Publicação também destaca o milho como matéria-prima preferencial para o produto e propõe a ampliação da área atual de cultivo

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/06/2023 09:58
Obra mostra a ampliação do uso de biocombustíveis para transporte sustentável no país Imagem: Antonio Scarpinetti Visualizações: 2625

A guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo em que evidencia a necessidade de acelerar a transição energética globalmente, confirma a condição privilegiada do Brasil em relação ao resto do mundo quando se trata da dependência de combustíveis fósseis, afirma o colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp Luís Augusto Barbosa Cortez (foto). Essa é uma das questões abordadas pelo pesquisador no livro The Future Role of Biofuels in the Energy Transition (editora Blucher), que foi escrito com o pesquisador espanhol Frank Rosillo-Calle, da universidade britânica Imperial College London, lançado nesta sexta-feira (2), no Nipe.

A obra, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), resgata e analisa a experiência brasileira com biocombustíveis para discutir os potenciais que sua expansão representa principalmente para o setor de transporte e o meio-ambiente. Destaca, ainda, o milho como matéria-prima preferencial para a produção de biocombustível no país — opção que, acreditam os autores, possibilitaria a liberação de áreas de pastagens e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

O objetivo é atingir o público internacional, mostrando que as culturas brasileiras de biocombustíveis não competem por espaço com o cultivo de alimentos — uma visão, pontua Cortez, bastante comum na Europa. “Atualmente, menos de 5% da área de agricultura no Brasil é reservada à plantação de cana para biocombustível. Isso representa menos de 0,5% da área do país”, diz o professor aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Trata-se, explica, de uma área de 5 milhões de hectares, de onde sai a matéria-prima utilizada para fabricar etanol suficiente para abastecer 43% da frota brasileira de veículos leves. “Nós somos o único país do mundo onde, se o petróleo acabar hoje, amanhã os carros continuarão andando.”

Mais do que apresentar dados que corroborem a viabilidade da produção de biocombustíveis no país sem pôr em risco outros setores da agricultura, os pesquisadores argumentam que esta é a alternativa mais indicada para abastecer veículos leves no Brasil. A justificativa, escrevem, seria uma combinação entre disponibilidade de recursos naturais, conhecimento técnico e tecnológico, experiência acumulada, infraestrutura e aceitação do mercado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Vibra mantém ritmo de crescimento no 3T26 e avança na ex...
05/11/26
Lançamento Editorial
Livro analisa os impactos da Reforma Tributária na indús...
05/11/26
Pessoas
John Crane nomeia Jesper Østerlund como vice-presidente ...
04/11/26
Santa Catarina
Workshop sobre competitividade no mercado de gás natural
04/11/26
Tributação
ANP e executivos do mercado debatem temas urgentes em se...
04/11/26
Refinarias
Consórcio TEM Boaventura realiza içamento do primeiro r...
04/11/26
Etanol
ORPLANA leva visão do setor canavieiro ao Agro World Fórum
04/11/26
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.