Startups

Ocyan avança com quatro startups para projetos piloto do Ocyan Waves Booster

As atividades começam este mês para execução dos pilotos

Redação TN Petróleo/Assessoria
05/10/2023 09:10
Ocyan avança com quatro startups para projetos piloto do Ocyan Waves Booster Imagem: Dyego Tessinari/Ocyan Visualizações: 2346

A Ocyan, empresa de óleo e gás, aprovou a execução dos projetos piloto e avançará com a aceleração das quatro startups selecionadas no programa Ocyan Waves Booster 2023. Os próximos passos são a assinatura dos contratos, que formalizam o escopo e o modelo de parceria futuro; seguido de um kick-off e finalmente o início dos projetos. Todas as atividades acontecem em outubro.

Os times formados para liderar os projetos internamente seguirão acompanhando as startups e a execução do piloto. “A aprovação dos projetos pelo nosso comitê de inovação reforça que as startups selecionadas estão no caminho certo. Queremos avançar com a execução dos projetos de cocriação apresentados e vamos colocá-los em prática”, destaca a gerente executiva de Inovação e Transformação Digital, Patricia Grabowsky.

O grande diferencial desta edição foi a inclusão do desenvolvimento de projetos piloto no escopo da aceleração. Os resultados serão apresentados no ano que vem. Para acelerar o crescimento das startups, durante os próximos meses, as empresas contarão com uma série de mentorias de especialistas da Ocyan e do mercado, além da consultoria com um padrinho ou madrinha representados pela liderança executiva da companhia. Na fase anterior, as empresas participaram de imersão presencial no escritório da Ocyan no Rio de Janeiro.

"Acreditamos no potencial de cada piloto e nos benefícios que eles resultarão para nossas operações e para o setor. Todos os projetos estão alinhados às nossas diretrizes de ESG. O trabalho consiste, sobretudo, em buscar conjuntamente soluções sustentáveis para desafios operacionais”, pontua a executiva. A expectativa é que, após a conclusão da fase de testes, as soluções possam ser comercializadas para o mercado, oferecidas em parceria entre Ocyan e as startups.

Cada startup desenvolverá seu respectivo projeto-piloto de acordo com suas principais expertises. A Confirm 8, de São Paulo (SP), atuará no piloto ‘Gestão de Ativos Offshore; a IBBX, de Capivari (SP), fará o ‘Monitoramento IoT wireless para predição de falhas na indústria de O&G’.

Já a Aquapower, do Rio de Janeiro, será responsável pelo piloto ‘Energia econômica e limpa em redes hidráulicas existentes’. E a Endserv, de Serra (ES), atuará no ‘Dispositivo de Soldagem’, desenvolvendo soluções tecnológicas que contribuam para a redução de custos operacionais de manutenção, incluindo novos métodos de soldagem e reparos. Para a seleção, as quatro empresas participaram de um Pitch Day e foram escolhidas entre 9 finalistas.

Com a iniciativa, a companhia espera estimular o crescimento das startups no ecossistema brasileiro de inovação, objetivo principal do Ocyan Waves Booster. O programa conta com modelo de indicador específico de maturidade para avaliar, de forma tangível, a evolução das startups em aspectos como Mercado e Gestão.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23