Combustíveis

Petrobras avança em testes de combustível marítimo com conteúdo renovável

Produto tem potencial de reduzir em cerca de 19% as emissões de gases de efeito estufa

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
14/12/2023 16:36
Petrobras avança em testes de combustível marítimo com conteúdo renovável Imagem: Daniela Xu / Agência Petrobras Visualizações: 1030 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras realizou um novo teste de desempenho do combustível marítimo (bunker) contendo 24% em volume de biodiesel. Na segunda-feira (11/12), o produto foi abastecido com cerca de 860 mil litros, no Terminal de Rio Grande (RS), em navio usado em rotas de cabotagem de contêineres no litoral brasileiro.

No teste, foi usado biodiesel certificado derivado de gordura animal (sebo) na mistura com o bunker mineral, ou seja, obtido a partir de matéria-prima residual, que tem menor intensidade de carbono. Dessa forma, o percentual estimado de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para o combustível utilizado nesse teste é de cerca de 19%, em comparação ao bunker 100% mineral, considerando o ciclo de vida completo do produto com dados da Diretiva de Energia Renovável da União Europeia (EU RED). No teste anterior, realizado em junho, com biodiesel a partir de soja e sebo, a redução de emissões de GEE tinha ficado em torno de 17%.

O biodiesel adquirido para compor a mistura seguiu os critérios da ISCC EU RED, uma das mais tradicionais certificações existentes no mercado, aplicável para rastreabilidade e cálculo das emissões de GEE de matérias-primas e bioprodutos mais sustentáveis. Após a conclusão dos testes e validação do bunker com conteúdo renovável produzido pela Petrobras, a expectativa é que o mercado para esse tipo de combustível se desenvolva ainda mais.

A Petrobras destinará US$ 11,5 bilhões para projetos de baixo carbono nos próximos cinco anos. Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, “a companhia trabalha com os fornecedores para atender ao mercado consumidor. O objetivo é diversificar as matérias-primas e oferecer à sociedade produtos mais sustentáveis”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Mar...
23/05/25
Logística
Sul de Santa Catarina desponta como nova fronteira logís...
19/05/25
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22