Águas Profundas

Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no po

Agência Petrobras
02/09/2009 14:11
Petrobras faz descoberta de petróleo no Golfo do México Visualizações: 612

A Petrobras informou hoje a descoberta de petróleo, em reservatórios do Terciário Inferior, em águas profundas na região central do Golfo do México, nos Estados Unidos, pelo consórcio do qual participa a sua subsidiária Petrobras America, situada em Houston, Texas. A descoberta ocorreu no poço Tiber-1, situado a cerca de 400 quilômetros a sudeste de Houston, em profundidade de água de 1.260 metros, localizado no quadrante Keathley Canyon, Bloco KC 102. A Petrobras America detém 20% dos interesses no prospecto Tiber, tendo como parceiros a BP, operadora com 62% de participação, e a ConocoPhilips, com 18%. 

 

O poço Tiber-1 atingiu uma profundidade total de 10.685 metros, tornando-se o mais profundo poço já perfurado pela indústria de petróleo. Foram encontrados diversos reservatórios com petróleo no objetivo exploratório do Terciário Inferior. Preliminarmente, a avaliação exploratória deste resultado indica uma descoberta de petróleo de grande porte.

 

Desta forma, a Petrobras consolida sua posição em águas profundas e ultraprofundas do Golfo do México, na nova fronteira do Terciário Inferior, beneficiando-se de sua ampla experiência e domínio tecnológico desenvolvidos a partir das operações em águas profundas e ultraprofundas no Brasil.

 

A participação da Petrobras nesta descoberta está alinhada ao seu Plano Estratégico e representa um importante passo na consolidação de uma carteira de projetos de Exploração e Produção de qualidade em águas profundas no Golfo do México.

 

Atuação destacada da Petrobras em águas profundas do Golfo do México

 

A Petrobras é uma das empresas líderes na Exploração do Terciário Inferior, em águas profundas do Golfo do México. É a operadora dos campos de  Cascade (50%) e Chinook (66,7%), atualmente em desenvolvimento com início de produção programada para meados de 2010. Também possui participação nas descobertas de Saint Malo (25%) e Stones (25%), que também apresentam expressivas reservas de petróleo a serem desenvolvidas. Adicionalmente, a Petrobras detém importante carteira de projetos exploratórios, com objetivos tanto no Terciário Inferior quanto no Mioceno, que em breve serão testados. Este portfólio de alta qualidade garante uma base sólida para o crescimento da Exploração e Produção da Petrobras em águas profundas do Golfo do México.

 

Como operadora das descobertas nos campos de Cascade e Chinook, a Petrobras será a empresa pioneira na instalação de uma plataforma do tipo FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção, processamento, armazenamento e escoamento de petróleo) em águas ultraprofundas  do Golfo do México americano. Este projeto também será o primeiro a fazer uso de novas tecnologias, como a bóia turret desconectável - dispositivo que permitirá que o FPSO se desloque no caso de incidência de furacões -; o transporte de petróleo cru por meio de navios aliviadores; risers híbridos (linhas submarinas de escoamento); além de bombeio elétrico.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.