Gás

Petrobras inaugura Gasbel II

A Petrobras inaugurou ontem (14/6), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II). O empreendimento teve investimento de R$ 1,28 bilhão e gerou 21,9 mil empregos diretos e indiretos.

Agência Petrobras
15/06/2010 08:22
Petrobras inaugura Gasbel II Visualizações: 1344

A Petrobras inaugurou ontem  (14/6), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II). O empreendimento teve investimento de R$ 1,28 bilhão e gerou 21,9 mil empregos diretos e indiretos.

 


O presidente Lula aproveitou a inauguração para comentar a presença de conteúdo nacional nos bens adquiridos pela Petrobras em 2009. “Setenta e cinco por cento dos componentes de uma plataforma hoje são produzidos no Brasil, gerando empregos para os brasileiros”, afirmou.

 

 

Durante o evento de inauguração, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, ressaltou a importância do novo gasoduto no volume de entrega de gás em Minas Gerais. “O Estado sai de um pouco mais de três milhões de m³/dia de capacidade de entrega para 12,9 milhões de m³/dia."

 

Até dezembro do ano passado, Minas tinha apenas um gasoduto, o Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de m³/dia. A entrada em operação de dois novos gasodutos neste ano – o Paulínia-Jacutinga, em janeiro, e agora o Gasbel II, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG) – deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 16 anos.

 

Gabrielli lembrou os investimentos da Companhia na construção de uma rede nacional de gasodutos totalmente interligada. “A Petrobras se dedicou, nos últimos anos, a montar uma rede nacional de gasodutos que permitisse o transporte, no país inteiro, do gás que está no Ceará ou no Mato Grosso, ou o gás que está em Pelotas, no Rio de janeiro ou em Santos. Fizemos o Gasene, que interliga a malha do sudeste com a do Nordeste brasileiro. Hoje, a malha dentro de Minas Gerais é de 717 Km em operação. Além destes, temos que somar mais 760 Km da rede de distribuição estadual,” ressaltou o presidente da Petrobras.

 

Obra do PAC, o Gasbel II tem 267 km de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m³/dia. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, falou dos benefícios gerados para a indústria em Minas Gerais com o aumento na capacidade de fornecimento de gás para o Estado. “O Gasbel II ajudará a desenvolver o terceiro maior pólo econômico do País, que é Belo Horizonte. Quando trazemos condições para o parque industrial crescer, com a facilidade de disponibilidade de gás, há uma atração de novas indústrias para o Estado.”

 

O Gasbel II garante, ainda, gás natural para o funcionamento simultâneo das usinas termelétricas Aureliano Chaves (226MW), localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Juiz de Fora (87 MW), que juntas demandam 1,5 milhão m³/dia de gás natural. O presidente da República afirmou que o gasoduto permite “a instalação de novas termelétricas na região e o abastecimento das termelétricas existentes”.

 

A expansão da rede de transporte em Minas Gerais é parte do projeto da Petrobras de promover o crescimento da indústria de gás natural do Brasil. Nos últimos sete anos, a rede de gasodutos do país foi ampliada e integrada, através do Gasene - gasoduto da integração Sudeste-Nordeste, inaugurado em março. Em dezembro de 2002, eram  5.607 km. Em dezembro deste ano, alcançará  9.626 km.

 

A ampliação na malha da região Sudeste permite que o gás natural a ser transportado pelo Gasbel II tenha várias fontes de suprimento. Da produção nacional, o gás natural para Minas Gerais pode ser advindo das bacias de Campos e do Espírito Santo, bem como da Bacia de Santos, quando da conclusão do gasoduto Caraguatatuba-Taubaté (Gastau).  O gás natural também poderá  ser importado da Bolívia, transportado pelo Gasbol, ou de outros países, por meio do Terminal de Regaseificação de GNL da Baía de Guanabara (RJ), inaugurado em março de 2009.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.