Rio Oil & Gas 2010

Petrobras quer construir poços mais baratos no pré-sal

Os elevados custos de desenvolvimento da produção no pré-sal incentivaram a Petrobras a pesquisar maneiras de baratear o processo de construção de poços e a melhor forma de otimizar a produção da região. Os poços representam, hoje, mais de 50% dos custos do pré-sal, segundo afirmou o coor

Redação
16/09/2010 21:28
Visualizações: 566 (0) (0) (0) (0)

Os elevados custos de desenvolvimento da produção no pré-sal incentivaram a Petrobras a pesquisar maneiras de baratear o processo de construção de poços e a melhor forma de otimizar a produção da região. Os poços representam, hoje, mais de 50% dos custos do pré-sal, segundo afirmou o coordenador de engenharia de poços para o pólo pré-sal da Petrobras, Renato Pinheiro, que participou do painel “Desafios e soluções tecnológicas para desenvolvimento do pré-sal”, na Rio Oil & Gas.

 

De acordo com Carlos Eugênio Resurreição, gerente geral de reservas e reservatórios de E&P da Petrobras, a empresa pretende fazer poços com maior contato com o reservatório, que são os poços horizontais, para garantir maior eficácia e economicidade das operações. Até o momento, a Petrobras e seus parceiros conseguiram construir poços verticais com sucesso no pré-sal. O próximo passo será fazer poços horizontais em Tupi.

 

Na opinião dos executivos da Petrobras, as principais dificuldades de operar no pré-sal são a heterogeneidade das rochas carbonáticas, as características do petróleo, a injeção de água, o ambiente corrosivo e o CO2. Os executivos concordam que o fato de a companhia optar por trabalhar em fases – Teste de Longa Duração, seguido de projeto piloto e, por último, produção do poço – tem garantido o sucesso das operações da empresa.

 

A grande experiência da companhia em águas profundas e ultra profundas também vem ajudando a empresa nas operações. Para Cristiano Leite Sombra, coordenador do centro de pesquisas da Petrobras (Cenpes), que também participou do painel, o posicionamento dos poços nos melhores locais é determinante para o alcance da maior produtividade. A importância da aquisição sísmica de maior precisão para ter melhores operações e mais qualidade no perfil do reservatório também foi destacada por Carlos Eugênio Resurreição. “Já terminamos a sísmica de toda a área de Tupi e estamos estudando agora o processo de aquisição sísmica de Guará e Iara”, declarou.

 

Para estudar as dificuldades do pré-sal, a Petrobras envolveu diversas áreas em novas pesquisas, aumentou o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, e criou dois programas, o PROSAL e o PRÓ-CO2. Segundo Cristiano Sombra, os desafios da empresa também estão impactando diretamente e positivamente no desenvolvimento tecnológico do Brasil e resultando em um rápido crescimento das instalações. O executivo lembrou que o desenvolvimento tecnológico da Petrobras vem sendo acompanhado da parceria universidades e fornecedores que, inclusive, estão construindo centros tecnológicos no País, como é o caso Schlumberger e da FMC Technologies. Hoje, 71 instituições de 19 estados do País compõem as 38 redes nacionais de tecnologia.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23