Brasil

Portos públicos da Bahia terão plano de compensação ambiental em 2012

Em 2012, os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estarão licenciados ambientalmente e com uma equipe interna preparada para manter o sistema de gestão ambiental, de segurança do trabalho e

A Tribuna
21/02/2011 06:46
Visualizações: 1325
Em 2012, os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estarão licenciados ambientalmente e com uma equipe interna preparada para manter o sistema de gestão ambiental, de segurança do trabalho e saúde ambiental. O Plano de Compensação Ambiental – PCA, que já está sendo elaborado, é resultado do terceiro Termo de Cooperação Técnico-Científica e Financeira assinado pela Secretaria de Portos da Presidência da República com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), em dezembro do ano passado.
 

“Os portos baianos são os primeiros a começar os estudos para a elaboração dos PCAs, os quais têm a duração, cada um, em torno de seis meses” , informou o diretor presidente da Codeba, José Rebouças. “O objetivo é atender as exigências do Ibama, órgão responsável pela regularização ambiental dos portos”, acrescentou. Na última quarta-feira (16-02), houve uma reunião em Brasília com o Ibama, SEP, Codeba e Ufba para tratar do conteúdo dos PCAs e da redução do tempo de elaboração de cada plano. 
 

A maior parte dos 34 portos públicos do país não tem licença ambiental para operar, pois foram instalados muito antes da lei sobre o assunto, criada na década de 90. Essa situação tem gerado alguns problemas, como até a interdição de alguns desses portos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Codeba, Itamar Trindade, para resolver o problema da falta de licença ambiental nos portos públicos, o governo federal deverá publicar brevemente um decreto que definirá procedimentos para obtenção das licenças ambientais e cumprimento de condicionantes, de forma a não interromper as atividades de cada porto e, consequentemente, o comércio exterior. 
 

Está prevista também a criação do Programa Federal de Apoio à Regularização e Gestão Ambiental para apoiar o licenciamento dos portos. “Os portos e terminais já em operação, que não contam com licença, terão 120 dias para firmar compromisso com o órgão do meio ambiente e apresentar, em até 720 dias, um relatório de controle ambiental que balizará a regularização, e a consequente emissão da licença”, esclareceu Itamar Trindade.
 

Segundo os coordenadores dos projetos na Bahia, o vínculo que foi estabelecido pela SEP/Codeba com a UFBA é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, como para os alunos e a própria Companhia, pois haverá um acervo de informações sendo tratadas por profissionais locais com expertise.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23