A administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está desenvolvendo um projeto de modernização e ampliação do complexo, com objetivo de torná-lo mais competitivo.
O programa está em fase de contratação e elaboração dos projetos básicos. Estão previstas alterações nos berços de atracação, nos acessos terrestres ao porto e no canal de navegação. Ao todo, serão nove grandes obras que somarão R$ 1 bilhão. Parte do serviço será feita com recursos próprios da Appa.
Segundo o superintendente do complexo portuário, Airton Vidal Maron, as obras aumentarão a capacidade de movimentação em 60%, passando dos atuais 38 milhões de toneladas/ano para 60 milhões de toneladas/ano, e devem ser entregues em quatro anos.
O cais acostável também deve crescer 60% com a criação de 12 novos berços. O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá será reestruturado, com reformas em quatro armazéns de granéis obsoletos que darão lugar a dois novos com capacidade estática de 195 mil toneladas e rendimento operacional de 2 mil toneladas por hora.
O cais de produtos inflamáveis também será ampliado por meio de um píer de 300 metros de comprimento que abrigará dois berços de atracação e será ligado ao atual cais por uma ponte de acesso de 250 metros.
O projeto de expansão também prevê a construção de um berço complementar na parte leste do cais, para a movimentação de contêineres. Esta complementação será de 120 metros e contará com uma retroárea de 60 mil metros quadrados. Serão construídos 300 metros de cais para atracação compartilhada de navios de veículos e passageiros.
A revitalização dos acessos ao Porto de Paranaguá será feita através da implantação de duas vias marginais à BR 277, com o objetivo de organizar o fluxo de tráfego portuário e urbano. O pátio de triagem de caminhões também será ampliado, podendo abrigar mais mil caminhões.
O canal de acesso e a bacia de evolução do porto passarão por derrocagens para a retirada de formações rochosas presentes no local. Com a obra será possível ampliar a profundidade do canal de navegação para 16 metros naquele trecho.