EPE

Próximo leilão de energia vai dar mais espaço para térmicas a gás

Valor Econômico
29/03/2011 11:22
Visualizações: 1049
O próximo leilão de contratação de energia elétrica, previsto para daqui a três anos, chamado de A-3, vai dar destaque para a participação de usinas termelétricas a gás. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, é uma forma de dar maior confiabilidade ao sistema, sem a dependência tão forte de fenômenos naturais.


Ele lembrou que a situação atual do gás no Brasil está diferente de há alguns anos, quando não havia gás suficiente para a indústria, para as térmicas e foi necessário contratar térmicas a óleo, porque também não havia licenças para hidrelétricas. "A gente, felizmente, está voltando a um momento em que o gás está, paulatinamente, com disponibilidade, muito ligado ao pré-sal. As plantas de regaseificação também dão uma flexibilidade", disse.


O presidente da EPE lembrou que, entre as fontes fósseis, o gás é aquela que menos polui. E, por isso, no próximo leilão a EPE vai abrir mais espaço para essa fonte de energia, além das fontes renováveis, que são a prioridade do governo, com as hidrelétricas, as eólicas e as usindas de biomassa.


"Sem poder construir mais reservatórios (nas hidrelétricas), é preciso ter no sistema alguma fonte de energia de que se possa ter algum controle, porque todas as outras fontes são naturais. Se não chover, não ventar ou a safra for ruim, pode ligar a térmica, mas não fica na mão de eventos naturais", explicou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.