Jornal do Commércio
O Rio de Janeiro vai entrar na era dos combustíveis limpos, que não agridem o meio ambiente. De acordo com o contrato assinado com o Comitê Olímpico Internacional (COI), 20% da frota de ônibus devem rodar movidos a biocombustível durante os jogos de 2016. A pretensão, de acordo com o governo, é suplantar este número. Nesta linha, será apresentado no próximo dia 26, em cerimônia no Aterro do Flamengo, o primeiro ônibus movido a hidrogênio. O veículo foi desenvolvido pela Coppe.
O anúncio foi feito pelo superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos, Waldir Peres, da Secretaria Estadual de Transportes, durante a abertura do Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana, que prossegue até amanhã no Centro de Convenções da Bolsa de Valores.
De acordo com Peres, o ônibus experimental será operado pela Viação Real e estará nas ruas pelo período de um ano, quando será avaliado em todos os aspectos possíveis, incluindo a não-emissão de gases poluentes e também em sua manutenção periódica. O veículo receberá licença regular para rodar no Rio, assim como os outros 15 ônibus movidos a biodiesel, que já estão em operação de testes. A idéia é ampliar a frota de veículos não poluentes e praticamente tocar a maior parte dos coletivos que rodam pela cidade.
O superintendente anunciou também a aquisição de mais de 500 novos carros que serão utilizados pelo Metrô e Supervia. Segundo ele, a encomenda foi feita com recursos mistos da iniciativa privada, pública e do Banco Mundial. A fábrica chinesa começará a entregar os vagões entre o final de 2011 e início de 2012, para que todos possam estar operando durante os Jogos Olímpicos. A pretensão governamental é reduzir a superlotação dos transportes públicos de massa, beneficiando a população por alguns anos.
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