Petrobras

Roubo simples derruba tese contra abertura do petróleo

Gazeta Mercantil
29/02/2008 10:20
Visualizações: 613

A prisão de quatro suspeitos do roubo dos equipamentos da Petrobras, ontem, vai enfraquecer a ala da empresa disposta a interromper o processo de abertura do setor brasileiro de petróleo. A avaliação é de consultores e executivos do setor, que criticam o que classificam de pré-disposição demonstrada pelo governo de interromper as licitações de áreas exploratórias da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Esses mesmos especialistas identificam no episódio pelo menos o mérito de desmoralizar as pressões para restringir a operação de companhias estrangeiras no País.

Para os executivos, se uma lição pode ser extraída do episódio, é a necessidade de se aperfeiçoar os procedimentos de segurança da estatal. A facilidade encontrada pela quadrilha, argumentam, não combina com a sofisticação de uma petroleira que se encontra entre as 15 maiores do ranking mundial do setor. Para o consultor Jean Paul Prates, da Expetro Internacional, pela forma pouco transparente como foi tratado, o caso poderia ter prejudicado o desempenho das ações da companhia.

"Fica uma lição para o governo, cujos representantes incorreram até mesmo em atos irresponsáveis como acusar países estrangeiros de ter interesse nas informações da Petrobras", lembrou Prates, ao mencionar, sem citar nomes, as declarações dadas pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. O consultor defendeu, no entanto, um modelo especial de concessões para o megacampo de Tupi, na Bacia de Santos. "Mas sem histeria nacionalista ou traumas para o processo de abertura do setor."

Primeiro diretor-geral da história da ANP - a qual presidiu no início do processo de abertura do setor brasileiro de petróleo - , o hoje consultor David Zylbersztajn também fez coro às críticas ao que classificou de precipitação de parte do governo. Para Zylbersztajn, o desfecho do episódio desmoralizou as pressões ao governo para fechar o setor à participação estrangeira."É uma desmoralização para quem tinha no episódio da susposta espionagem industrial o único argumento em defesa do fim da abertura", criticou o ex-diretor da ANP. "Se esse era o argumento, agora o setor pode voltar à normalidade. Mas, mesmo que não tivessem descoberto os responsáveis pelo roubo, o episódio não deveria representar motivo para interromper um processo tão bem-sucedido como a abertura do setor."

Também duro nas críticas, o economista Edmar Almeida, do grupo de Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), usou termos como precipitação e fiasco para classificar as pressões pelo cancelamento das licitações da ANP. "A reação do governo ao episódio demonstra uma pré-disposição de se mudar o atual modelo regulatório, devido às descobertas do pré-sal", argumenta o economista da UFRJ, ao lembrar que tal intenção sempre se baseou no antigo conceito de segurança nacional.

Fonte: Gazeta Mercantil

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Firjan
Fim da escala 6x1: Firjan fará propostas que garantam se...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Logística
Benel investe R$ 45 milhões em novos transportes no prim...
14/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
PD&I
Tereos amplia alcance de tecnologia própria para impulsi...
14/10/26
Investimento
ABPIP apresenta propostas ao Governo da Bahia para destr...
14/10/26
Biometano
ANP credencia B3 S.A. como entidade registradora de Cert...
14/10/26
Bacia de Pelotas
TGS retoma pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas com foco...
13/10/26
Aviação
Avanço do combustível sustentável de aviação reforça imp...
13/10/26
Sustentabilidade
Vallourec Avança na Sustentabilidade com Tecnologia que ...
13/10/26
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25