Infraestrutura

Secretaria dos Portos dá início ao projeto de dragagem do Porto de Niterói

A Secretaria de Portos, através do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), deu entrada no licenciamento ambiental para dragagem de uma área que compreende a Ponta da Areia, a Ilha da Conceição e o Gradim. O projeto prevê a remoç&atild

Redação/ Agência
27/02/2012 07:01
Visualizações: 869
A Secretaria de Portos, através do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), deu entrada no licenciamento ambiental para dragagem de uma área que compreende a Ponta da Areia, a Ilha da Conceição e o Gradim. O plano diretor da obra foi apresentado na segunda semana de fevereiro aos representantes das secretarias estaduais de Ambiente e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, de estaleiros e do governo federal.

A fase inicial do projeto está marcada para começar em março, com a retirada de embarcações abandonadas na região. Para a dragagem será necessário a realização de licitação, que acontecerá ainda este ano.
 
O plano diretor de dragagem da região portuária de Niterói e dos canais de acesso aos estaleiros da cidade e de São Gonçalo prevê a remoção de mais de cinco milhões de metros cúbicos de argila e areia - desses, 194 mil contaminados. O material dragado será removido para mar aberto, a 11 quilômetros das Ilhas Cagarras e a dez da região das praias oceânicas de Niterói. No total, o governo federal deve investir R$ 190 milhões no projeto.

O desassoreamento prevê a criação de cinco canais com calados que variam de cinco a 11 metros de profundidade. Além da região da Ilha da Conceição, receberão novas vias navegáveis o trecho entre a Ponta da Armação e o porto; o entorno da Ilha de Mocanguê; e as novas áreas portuárias em São Gonçalo. No total, cinco milhões de metros cúbicos de sedimentos serão removidos.

Em janeiro, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca apresentaram um relatório que aponta a remoção de 17 embarcações como prioritárias no processo de dragagem da região. A retirada já deve começar em março e será feita por meio de cabos. De acordo com o INPH, para remover as embarcações de grande porte, será feita uma parceria com a Marinha.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.