Jornal do Brasil
Câmara formará comissão para fiscalizar condições de trabalho de operários.
Uma comissão especial para apurar as condições de trabalho nos estaleiros de Niterói está em vias de criação na Câmara dos Vereadores. A proposta é do vereador Gallo (sem partido) e foi motivada pela morte do auxiliar de encanador industrial Cláudio Torres Pereira, de 32 anos, na semana passada, no Estaleiro Mauá. Ele morreu ao ser lançado por um jato dágua em alta pressão contra um painel de controle. Um mês atrás, outro metalúrgico morreu no estaleiro. Moisés Rodrigues, de 41 anos, foi atingido por uma peça de guindaste.
Equipes técnicas do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia devem formar a comissão, além do vereador Paulo Eduardo (P-Sol), que é engenheiro por formação. Segundo Gallo, há anos não se fazem investimentos em maquinário na indústria naval da cidade:
A questão fica agravada com as encomendas de navios, plataformas e manutenção de embarcações que estão chegando avalia Gallo.
A plataforma que se desprendeu do cais do estaleiro depois do temporal da noite da última sexta-feira acentuou os motivos pela instalação da comissão.
Parece evidente com os últimos acontecimentos que o setor não está preparado para operar com segurança conclui o vereador.
Fale Conosco
21