PD&I

Seminário organizado pela Câmara e o Senado debate Marco Legal de Ciência e Tecnologia nesta terça (02/08)

Redação/Câmara Notícias
01/08/2016 15:08
Visualizações: 1266

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal sediam, nesta terça-feira (2), o seminário “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação: Instrumentação de ambiente menos propenso a crises”. O evento é promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado, e pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação da Câmara.

O novo marco regulatório (Lei 13.243/16), sancionado em janeiro, incentiva as atividades de pesquisa científica; prevê redução de impostos para importação de insumos nas empresas do setor; amplia o tempo máximo que os professores universitários poderão se dedicar a projetos de pesquisa e extensão; entre outros pontos. A legislação teve origem em uma proposta (PL 2177/11) elaborada por vários deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia.

O seminário foi proposto pelo deputado Celso Pansera (PMDB-RJ) e pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) para discutir aspectos gerais da lei de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico e os desafios para sua efetiva implantação.

“O apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico que ocorre em nossas universidades e institutos de pesquisa, assim como a inovação que ocorre em institutos tecnológicos e empresas de base tecnológica são fundamentais para sustentar o novo sopro de crescimento do setor produtivo e do desenvolvimento social. Agora, é necessário regulamentar os pontos do Marco Legal para que seja colocado em prática plenamente e traga benefícios duradouros ao Brasil”, afirma Pansera.

O evento ocorrerá durante todo o dia e contará com a participação de autoridades, especialistas e gestores da área de Ciência e Tecnologia no País. Pela manhã, os debates serão realizados no plenário 3 da ala Alexandre Costa, no Senado. No período da tarde, o evento continua no plenário 13 das comissões, na Câmara.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.