Parceria

SPIC Brasil e Cepel assinam parceria para desenvolver projetos de energia no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/11/2020 16:44
Visualizações: 2170

A SPIC Brasil, subsidiária brasileira da State Power Investment Corporation of China (SPIC), firmou hoje (26/11) um Memorando de Entendimentos (MoU) com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e o SNPDRI - o instituto de pesquisa de energia inteligente da SPIC na China. O objetivo é desenvolver um programa de troca de experiências na criação de projetos de energia, além de fortalecer a cooperação entre Brasil e China.

Devido à pandemia da COVID-19, a cerimônia para a assinatura do MoU foi realizada online nesta manhã e contou com a participação das autoridades Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e do Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, além do Chairman da SPIC, Qian Zhimin, do Presidente do Conselho da SPIC Brasil, Yuan Rui, do Chairman da SNPDRI, Xu Qia, da CEO da SPIC Brasil, Adriana Waltrick, do Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior e do Diretor Geral do Cepel, Amilcar Guerreiro.

Um dos projetos pilotos que já em discussão visa à integração/gerenciamento de sistemas (gás, aquecimento, água e energia elétrica) sob a ótica da geração/cogeração, armazenamento, gerenciamento do consumo e o uso de equipamentos mais eficientes para criar melhores resultados energéticos.

InstitucionalDe acordo com Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, a intenção é avaliar os projetos desenvolvidos no instituto de energia inteligente da SPIC na China sob a visão de implementação de soluções para o mercado brasileiro. "O projeto demonstrará a viabilidade do conceito de Smart Energy (Energia Inteligente) nos centros urbanos brasileiros e é projetado para ser um novo negócio da SPIC Brasil nos próximos anos", diz.

Além disso, o MoU também tem como premissa promover a cooperação entre universidades e centros de pesquisa em matéria de armazenamento de energia sobre "Energia Inteligente". "Queremos buscar oportunidades de implementação dessas soluções em instalações públicas. É também uma oportunidade de termos a SPIC Brasil com um grande cliente de projetos de P&D e de fomentarmos a inovação em nosso país", destaca Amilcar Guerreiro, Diretor Geral do CEPEL.

Sobre a SPIC Brasil

A SPIC Brasil é subsidiária da State Power Investment Corporation of China (SPIC), uma empresa global de geração de energia e projetos relacionados. No Brasil, isso se traduz pela união entre a experiência e a potência financeira de um grande grupo chinês e o pioneirismo australiano de mais de 20 anos de experiência em energia renovável. Atualmente, a SPIC Brasil opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, e dois parques eólicos na Paraíba. Emprega cerca de 150 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). A chinesa SPIC possui ativos totais de US$ 113 bilhões e uma capacidade instalada total de mais de 131 GW. Conta com mais de 140 mil colaboradores nos 41 países em que está presente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23