Artigo

Tecnologia a serviço dos portos brasileiros

Desde o dia 1º de setembro, quando o escaneamento dos contêineres de importação nos terminais alfandegados passou a ser obrigatório, ao menos uma irregularidade já foi detectada no Porto de Santos. O escaneamento já é uma tendência e a

Maxwell Rodrigues
26/09/2013 10:06
Visualizações: 1227
Desde o dia 1º de setembro, quando o escaneamento dos contêineres de importação nos terminais alfandegados passou a ser obrigatório, ao menos uma irregularidade já foi detectada no Porto de Santos. Um contêiner declarado como vazio à Receita Federal foi descoberto, pelos equipamentos, com carga em seu interior.

Embora nem todos os terminais ainda possuam escâneres, o que os obriga a compartilhar equipamentos dos terminais próximos, e muitos ajustes com relação às despesas e investimentos estejam em discussão, é inegável que o uso da tecnologia contribuirá para a melhor operação e fiscalização dos serviços portuários brasileiros. O escaneamento já é uma tendência e a automação se faz cada vez mais presente nos portos do mundo inteiro.

O Brasil ainda está caminhando neste sentido e muito precisa ser feito em termos de infraestrutura para que os portos se tornem mais produtivos e competitivos internacionalmente. Ao mesmo tempo, os terminais brasileiros perceberam que a imposição legal corresponde à necessidade de se investir em melhor produtividade e a automação já se torna uma realidade no cenário nacional.

O primeiro passo para se automatizar um terminal, como parte dos investimentos previstos em lei, é a utilização da tecnologia que já está sendo implementada em grandes terminais brasileiros e que também merece destaque é o OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres, em livre tradução).

Com uma variedade de aplicações em sistemas de carga, transporte e logística de tráfego, automação e segurança, o OCR pode ser instalado nos gates de entrada dos terminais, por exemplo, permitindo a identificação do motorista e do veículo, do número do contêiner que ele estiver transportando e, em seguida, transmitir as informações que liberam o acesso dos veículos e cargas de acordo com o sistema de agendamento. Além disso, o sistema faz a inspeção eletrônica de avarias, oferecendo imagens e vídeos, garantindo a integridade da carga transportada. Estas informações são integradas ao sistema do terminal e transformam a movimentação da carga internamente mais segura além de mais ágil.

No gate out, todas as condições para se permitir a saída da carga também são pré-validadas, assim como o reconhecimento do motorista, caminhão e carga, inspeção do contêiner e pesagem automática.

Os principais terminais do Porto de Santos já contam com gates automatizados e novos players em todo o país deverão adotar este sistema, que contribui, inclusive, para acelerar a entrada dos caminhões nos terminais.

Mais uma vez reforço a redução de tempo e processos que a tecnologia possibilita, garantindo uma melhor produtividade, não só para as empresas que administram os terminais, mas também para fornecedores e compradores das cargas. Não podemos pensar em solucionar apenas o problema de acesso aos portos, que também deve ser uma preocupação, mas precisamos estar atentos às condições estruturais dos terminais para impulsionar o desenvolvimento da atividade portuária.

O investimento que se iniciou por obrigações legais, tem mostrado que há oportunidades para fazer mais com estas tecnologias. Se bem dimensionadas, os operadores logísticos irão aumentar a segurança, assertividade dos processos, acuracidade das informações, velocidade na transmissão de eventos e fatos que interessem aos seus clientes e principalmente redução de custos no médio prazo, à medida que a automação diminui gargalos operacionais. Os terminais que já contam com estas tecnologias estão vivendo na prática o que em outros países já é uma realidade e um modelo a ser seguido com eficácia comprovada.


*Maxwell Rodrigues - vice-presidente da HTS no Brasil. A HTS Hi-Tech Solutions é reconhecida mundialmente como líder em OCR (Optical Character Recognition) e em tecnologia para reconhecimento de caracteres.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23