Biogás

Usina de Biogás da Raízen entra em operação comercial

Redação/Assessoria
13/08/2020 11:49
Visualizações: 2004

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou, nesta quarta (12), a operação comercial de três turbinas de energia elétrica, totalizando 8.955 kW de capacidade instalada da planta. A unidade está localizada em Guariba (SP), junto à usina sucroenergética Bonfim, pertencente ao grupo Raízen. A iniciativa é uma joint venture da Raízen com a Geo Energética, anunciada em 2018, e será a primeira no mundo em escala comercial a utilizar a torta de filtro e vinhaça para geração de energia elétrica, subprodutos resultantes do processo de produção de etanol e açúcar.

Trata-se também do primeiro projeto a comercializar energia elétrica a partir do biogás em grande escala, num leilão regulado promovido pelo Governo Federal, utilizando subprodutos da cana-de-açúcar (torta de filtro e vinhaça). Em 2016, a Raízen comercializou energia do projeto da usina Biogás Bonfim no Leilão de Energia Nova A-5, com a venda de 96 mil MWh/ano para começar a entregar bioeletricidade a partir de 1º de janeiro de 2021, em um contrato de fornecimento a distribuidoras de energia que durará 25 anos.

De acordo com informações da Raízen, quando estiver em plena operação comercial, a unidade proporcionará uma produção de 138 mil MWh por ano, energia suficiente para atender, por exemplo, o município de Guariba e as cidades próximas, no interior paulista.

A unidade estava em operação de teste desde o início do mês passado. A regulamentação da ANEEL estabelece que, depois do sucesso da operação em teste, a usina deve obter autorização para entrar em operação comercial, quando o gerador está formalmente apto a produzir energia para atender aos compromissos mercantis ou para seu uso exclusivo. Segundo a Raízen, a planta Bonfim terá mais quatro unidades geradoras de energia elétrica que, ao serem testadas, deverão ser liberadas para operação comercial depois de avaliação pela ANEEL.

Oportunidade para estimular novos projetos em biogás

Para o Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), iniciativas como da Raízen servem para estimular investimentos no aproveitamento do biogás e do biometano no setor sucroenergético. “Temos que aproveitar a discussão atual em torno da modernização do setor elétrico
Institucionalpara valorizar os atributos do biogás nos leilões regulados de energia elétrica. Trata-se de uma fonte renovável, com geração próxima dos centros consumidores, baixa pegada de carbono e de rápido acionamento, assim como as térmicas fósseis. O sistema elétrico brasileiro tem só a ganhar com projetos de biogás”, avalia Padua.

Em 2019, segundo levantamento da UNICA, a geração de energia elétrica para a rede utilizando o biogás na agroindústria foi de somente 18,5 mil MWh. “Apenas para dar dimensão de sua potencialidade, de acordo com o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, se todos os resíduos fossem aproveitados nas usinas sucroenergéticas do Estado de São Paulo, o potencial de geração de eletricidade com biogás atingiria quase 32 milhões de MWh. Por isso, a importância de estimular projetos como da termelétrica Biogás Bonfim e diminuir o hiato entre o potencial e o efetivo aproveitamento do biogás no setor”, comenta Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da UNICA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.